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Jornal do Dia - Professor: Profissão que merece respeito

Por CRISTIANE BARBOSA e ODILÉA BORGES

SINDICALISTA e PROFESSORA DE GEOGRAFIA/ SINDICALISTA e PEDAGOGA

Enviada em 21/05/2011 às 09:48:30
Professor: Profissão que merece respeito
Querer e Ser professor hoje em dia, requer primeiramente uma reflexão sobre a valorização e o respeito atribuídos a essa categoria profissional por todos (Governantes e sociedade). E caso essa ideia persista, caracteriza-se como uma atitude de coragem, pois professor é aquele que mesmo contribuindo significativamente na formação sistemática, ética, moral e profissional de nossa população, para que possam conquistar seus espaços na sociedade, é desrespeitado, desvalorizado, considerado e tratado como profissional de categoria inferior por nossos governantes.
 Em nossa sociedade existem pessoas que desconhecem a realidade da profissão e tendem a acreditar que esta é uma questão de SACERDÓCIO, e que por isso, deva ser a profissão do sacrifício. Ora, professor é uma categoria profissional, portanto, deve receber salário e condições dignas para que seu trabalho possa ser desenvolvido de forma satisfatória tanto para o aluno, quanto para as famílias que dependem do trabalho desenvolvido por esses servidores públicos.
Portanto, nada mais justo que neste momento, em que o Governo Federal massifica a propaganda sobre a importância do professor para o desenvolvimento de uma nação, e onde a Lei do Piso Salarial busca corrigir as distorções nas remunerações existentes no Brasil para esta categoria (que ainda é um valor que não condiz com a carga de trabalho desenvolvida por esse profissional) que o Governo do Amapá reajuste o salário base do professor de acordo com o que estabelece o Piso para o ano de 2011.
Com essa atitude, de fato, o Governo do Amapá dará o reconhecimento salarial apregoado e garantido pela Lei do Piso, nº 11.738/2011. Não é o que o professor merece e quer, considerando as promessas que o mesmo fez quando ainda era candidato. Porém, mostrará sua boa vontade no sentido de aproximar-se do que é realmente justo para com essa categoria.
Além disso, o reconhecimento a classe também se dá pelo respeito aos direitos conquistados pela mesma, como por exemplo, a Lei 0663 de 08 de abril de 2002 (que trata da Data Base dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Amapá) e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais da Educação do Estado do Amapá, Lei Nº. 949 de 2005, conquistas essas alcançadas a partir de dolorosas lutas travadas pelos trabalhadores da educação. A manutenção dessas Leis demonstrará o respeito do Governo do Amapá para com os trabalhadores da educação. Portanto, o que se espera neste momento do Governador é que ele NÃO SANCIONE o projeto de Lei 010 de 11 de maio de 2011, uma vez que tal projeto instaura uma relação negativa entre Governo e servidor público do Estado do Amapá, já no início de seu mandato.
E finalmente, reconhecimento é respeito no tratamento e na condução política dos governantes para com os servidores públicos, e esses tratos não podem se pautar em mecanismos coercitivos, burocráticos e ditatoriais, pois vivemos em um Estado Democrático de Direito. Assim sendo, deve ser coibida toda e qualquer forma de assédio moral aos trabalhadores do serviço público do Estado do Amapá.

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