Política

PT deverá apoiar candidato a governador do PSB no Amapá





 

Comitiva nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu apoiar também candidatos a governador do PSB nos estados de Amazonas, Pernambuco e Paraíba.

 

Faltando apenas três dias para o fim das convenções partidárias, os laços entre os partidos existentes no Brasil começam a definir o cenário político. No Amapá, algumas forças políticas já fecharam acordo de alianças antes do prazo encerrar, no próximo domingo (5). A única incerteza era sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que não teve nenhum nome cogitado para concorrer a vaga de governador no estado e ainda não havia se manifestado sobre seu apoio nas eleições.

A direção estadual informou nesta semana que aguardava deliberação da executiva nacional para uma possível aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ou com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ambos com João Capiberibe e Waldez Góes para governo, respectivamente.

Na tarde de quarta-feira (1º), a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, com base no Artigo 159 do Estatuto do PT, estabeleceu como diretrizes apoiar os estados do Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco, os candidatos a governador do PSB, assim como a candidatura do PCdoB no Maranhão.

De acordo com a comissão, a decisão tem como objetivo fortalecer a unidade do campo popular em torno da candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à presidente. “A direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos, prioritariamente PSB e PCdoB, com os quais temos vínculos históricos”, diz um trecho da nota.

O presidente do PT no Amapá, Antônio Nogueira, explicou em entrevista a um programa de rádio local que baseado na deliberação do nacional, os delegados irão decidir os rumos que o partido irá tomar no Amapá.

Segundo ele, as propostas apresentadas pelo PDT e PSB são as mesmas, contemplando o PT com o cargo de vice-governador e a 1ª suplência na Chapa do Senado.

Nesta quinta-feira (02) está prevista para acontecer as convenções partidárias do PT.

Outras alianças

O Partido Popular Socialista (PPS) definiu coligação com o PR, PHS, Patriotas, PTC e PSL durante convenção partidária. O DEM, que tem como pré-candidato o senador Davi Alcolumbre, está sendo apoiado pela REDE, do senador Randolfe Rodrigues e do Prefeito de Macapá, Clécio Luís. As datas de convenções no Amapá estão previstas para acontecer até o sábado (4), um dia antes do prazo final.

Redação