Economia

Dia dos Pais: vendas devem movimentar R$ 16 milhões no comércio amapaense





 

Levantamento mostrou ainda as preferências do consumidor, como locais de compra, modo de pagamento, entre outras intenções que a população terá durante o período comemorativo.

 

A Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-Ap) divulgou na última terça-feira, 07, uma pesquisa que revela a intenção de compras dos consumidores para o Dia dos Pais. O levantamento entrevistou 380 pessoas durante o período de 31 de julho a 02 de agosto apontou que as compras devem movimentar R$ 16 milhões no comércio amapaense.

O levantamento revelou que 61% estarão realizando as compras para presentear os pais neste período. Os dados revelam que a opção que teve mais destaque foram os vestuários com 29%; em seguida, os perfumes com 22%, sapatos, carteiras e cinto com 17% e relógios com 11%. Já as demais opções como artigos esportivos, televisores, aparelhos celulares e de som estiveram com menor percentual.

Em relação aos valores que a população pretende gastar, 36% dos consumidores informaram que usarão de R$100 a R$200 para comprar o presente desejado. Outros 22% pretendem gastar entre R$ 200 a R$ 300. Aqueles que desejam gastar menos que R$ 100,00 somam 19% e 23% querem gastar acima de R$300, com produtos mais caros como eletrônicos.

O valor médio identificado pela pesquisa é de R$110, sendo que 78% dos consumidores vão optar pela forma de pagamento à vista, e 19% vão utilizar o cartão de crédito na aquisição dos presentes. O centro comercial da capital será opção de 48% dos consumidores e 31% prefere fazer compras em Shopping Center, em seguida os departamentos, supermercados e lojas de bairros.

Dentre os entrevistados, o gênero que mais se destacou e afirmou que irá comprar presentes aos pais, foi o feminino, que representou 65% dos abordados. Em relação à faixa etária, 68% possuem idade de 21 a 35 anos de idade, e 63% desses tem renda familiar de dois e quatro salários mínimos.

A respeito do dia preferível pelo consumidor, 41% confirmaram que vão fazer as compras no sábado, 11, véspera do Dia dos Pais, 12% vão realizar aquisição dos presentes na sexta-feira, 10, já 8% pretendem garantir o presente no domingo, 12, durante a data comemorativa.

Além disso, a pesquisa aponta que os consumidores darão prioridade para lojas que oferecem promoções, preços acessíveis, qualidade de produtos e variedades. 25% dos entrevistados disseram ser atraídos pela vitrine na hora de comprar.

 Redação