Saúde

Prefeitura de Macapá intensifica vacinação para adolescentes contra HPV, meningite e sarampo





A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), retomou na terça-feira, a intensificação de vacinação para crianças e adolescentes na capital. A ação itinerante segue até sexta-feira (30), com a oferta dos imunizantes de HPV (Papiloma Vírus Humano), Tríplice viral e Meningocócica ACWY, que são essenciais na proteção do público de 9 a 14 anos.

Dona Edilene Viana, moradora do bairro do Zerão, aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta vacinal da pequena Evelyn Amanda, de 11 anos, e o do Felipe Viana, de 13 anos. Ela apela às outras mães que também se atentem na proteção de suas crianças, principalmente através das vacinas, que são eficazes contra diversas doenças.

‘’Minha filha tomou a vacina de meningite e a primeira dose contra o HPV. Meu filho recebeu a segunda dose de HPV. Isso é muito importante, afinal toda proteção que pudermos ofertar para nossas crianças é bem-vinda! A cada dia observamos a volta de algumas doenças que poderiam ser evitadas pela vacinação. Por isso, mães não deixem de imunizar seus filhos, mesmo agora na pandemia. Venham de máscara e mantenham o distanciamento’’, explanou.

A coordenadora de Imunização da Semsa, Monique Uchôa, destacou que o Município realiza essas ações itinerantes no intuito de aumentar a cobertura vacinal dos adolescentes.

‘’Precisamos fazer um alerta para os pais ou responsáveis para que protejam seus adolescentes. Observamos uma baixa procura nas Unidades Básicas de Saúde por essas vacinas, consideradas de rotina. Por isso, o Município tem feito ações itinerantes. Iniciamos nos dias 15 e 16 de abril, e agora retomamos com a intensificação até a sexta-feira’’, ressaltou.

Atendimento
A ação de vacinação segue durante a semana. O atendimento ocorrerá no período da tarde, das 14h às 17h, em duas escolas municipais por dia. Os pais e responsáveis dos adolescentes devem se atentar a faixa etária indicativa e no ato da imunização apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS, documentação com foto e comprovante de residência.

Na quarta-feira (28), as ações seguem na zona norte de Macapá, nas escolas municipais Professora Eloana Cristina Lina da Silva e Maria José de Souza e Silva, no bairro Novo Horizonte.

A zona oeste será assistida na quinta-feira (29), com a oferta das vacinas no Centro Educacional Irmã Carmela Bonassi e na escola municipal Professora Raimunda de Lima Guedes, no bairro Marabaixo.

A ação de intensificação finaliza na sexta-feira (30). O atendimento ocorrerá na zona central, nas escolas municipais Ana Cristina Ramos Brito e Jardim de Infância Nosso Cantinho do Amor, localizadas no bairro Perpétuo Socorro.

Vacinas
A vacina do HPV destinada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, protege contra câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. A meningocócica ACWY, considerada uma importante medida contra meningites, atende adolescentes de 11 e 12 anos. Já a vacina tríplice viral, ofertada ao público de 9 a 14 anos, é indicada na prevenção das doenças como sarampo, caxumba e rubéola.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social