Saúde

Saúde anuncia chegada de 4 milhões de doses do Covax no final de semana





O Ministério da Saúde anunciou hoje a antecipação da entrega de 4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 do Covax Facility, o consórcio de imunizantes liderado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O lote de vacinas que chegará ao Brasil no final de semana será de imunizantes da AstraZeneca/Oxford.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 220 mil doses chegarão amanhã (1º). No domingo, virão os cerca de 3,8 milhões restantes, separados em dois voos, um com 1,7 milhão e outro com 2,1 milhões de doses.

Anteontem (28), o governo federal anunciou que tinha conseguido antecipar a entrega de 2 milhões de doses do Covax para maio, totalizando cerca de 4 milhões de doses a serem entregues por meio do consórcio no próximo mês. No cronograma atualizado de entregas de vacinas contra a covid-19, anunciado no último sábado (24), o Ministério previa apenas 2 milhões de doses do Covax em maio.

Com o novo anúncio, Queiroga valorizou a aceleração do ritmo de entregas e de distribuição de vacinas contra a covid-19 nos últimos dias. O ministro lembrou que o governo federal vai totalizar mais de 17 milhões de doses entre recebidas e distribuídas em cinco dias.

  • Ontem (29) a Saúde iniciou a distribuição de 5,1 milhões de doses da vacina de Oxford produzidas pela Fiocruz e mais 104,8 mil doses da CoronaVac envasadas pelo Instituto Butantan. Também foi recebido o primeiro milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech
  • Hoje (30) a pasta recebeu 6,5 milhões de doses da vacina de Oxford envasadas na Fiocruz e mais 420 mil doses da CoronaVac
  • Amanhã (1º) chegarão 220 mil doses da vacina de Oxford por meio do consórcio Covax Facility
  • E domingo (2) chegam mais 3,8 milhões de doses pelo Covax

Fonte: UOL