Cotidiano

Campanha eleitoral: população pode denunciar irregularidades pelo WhatsApp





 

MP Eleitoral disponibiliza número para que pessoas possam denunciar possíveis irregularidades encontradas durante campanha eleitoral de candidatos no Amapá.

 

A partir desta quinta-feira (16), o Ministério Público Eleitoral disponibiliza o número de WhatsApp para que a população amapaense possa fazer denúncias sobre possíveis irregularidades presenciadas durante o período eleitoral. O objetivo é intensificar as fiscalizações durante campanha eleitoral e inibir o ato de corrupção no pleito deste ano.

Através do número (96) 98134-5151, exclusivamente para o recebimento de mensagens de texto, imagem e arquivos de áudios e vídeo, o cidadão pode enviar notícias sobre compra de votos, transporte ilegal de eleitores, distribuição de cestas básicas em troca de votos e outros ilícitos. O MP Eleitoral reforça que, pelo canal, não serão recebidas chamadas.

O órgão solicita que, as denúncias contenham a maior quantidade de detalhes e dados possíveis, como o nome do candidato, o local da ocorrência e entre outros. Com essas informações, o MP Eleitoral analisará o caso e, caso tenha elementos suficientes que permitam concluir pela ocorrência ilícita, serão adotadas as medidas adequadas.

Está é a segunda vez que o MP Eleitoral utiliza a ferramenta em ano eleitoral. Somente em 2014, o órgão recebeu mais de oito mil denúncias, sendo que, deste total, 200 foram somente no primeiro mês de disponibilização da ferramenta.

Além do WhatsApp, o cidadão pode denunciar irregularidades pela Sala de Atendimento ao Cidadão, disponível no site cidadao.mpf.mp.br ou pelo aplicativo SAC MPF.

Se preferir, o cidadão pode comparecer à sede da Procuradoria da República no Amapá ou a promotoria de Justiça do seu município para realizar a denúncia.

 Redação