Cotidiano

Plataforma digital auxiliará no combate ao crime organizado no estado





 

Governo do Amapá instituiu um grupo de trabalho que será responsável pela criação da ferramenta. De acordo com a Sejusp, a plataforma servirá para acessar informações online que contribuam para a desarticulação dos crimes na região.

 

Na manhã de quinta-feira (16), o desembargador Carlos Tork, governador em exercício do Estado do Amapá, assinou o decreto nº 3187, de 16 de agosto, que instituiu grupo de trabalho que vai construir plataforma para auxiliar no combate ao crime organizado. A ferramenta possibilitará uma comunicação integrada entre o Poder Executivo Estadual, Judiciário e Ministério Público do Amapá (MP/AP).

De acordo com o decreto, a plataforma deverá ser alimentada com informações que contribuam no trabalho de combate ao crime organizado. O Grupo de Trabalho, que será responsável pela ferramenta, é composto por técnicos da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap); Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e MP/AP.

Para o secretário da Sejusp, Carlos Souza, a ferramenta possibilitará acessar informações online, de forma segura, dando assim, agilidade nos pedidos e manifestações.

De acordo com o governador em exercício, a ferramenta contribuirá, inclusive, para que juízes tenham acesso as informações de quem é o réu e seu nível de periculosidade durante audiências.

Outras demandas

O desembargador Carlos Tork está assumindo o cargo de governador do Amapá até esta sexta-feira (17). Ele assume o cargo devido o governador está fora do estado e da ausência do presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Enquanto ele assume o compromisso de gestor Executivo, o desembargador Gilberto Pinheiro assumirá a presidência do Tjap.

Ainda na manhã de quinta-feira, Carlos Tork reuniu-se com gestores e técnicos da Secretária de Estado da Saúde (Sesa) e Procuradoria Geral do Estado (PGE) para tratar de um decreto, que possibilitará a regularização da aquisição de medicamentos no estado.

Redação