Saúde

Segunda etapa da campanha de vacinação contra influenza inicia na terça-feira (11), nas UBSs





A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta terça-feira (11) a segunda etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Nessa fase, que segue até o dia 08 de junho, pessoas com mais de 60 anos e professores, poderão receber a dose do imunizante. A vacina, que protege contra três cepas do vírus Influenza, estará disponível em 15 Unidades Básicas de Saúde da capital.

A campanha de vacinação segue as orientações do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população e a meta da Semsa é atingir 90% dos grupos prioritários.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, destaca que a campanha é uma importante medida no combate às doenças respiratórias agudas. ‘’A vacinação contra a influenza previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, minimizando a carga viral e reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. Por isso, é de suma importância se imunizar’’, disse.

Como a campanha de vacinação contra a influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde (MS) orienta que seja respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

“A Semsa está estruturando o calendário vacinal dos trabalhadores da educação, que começará em breve. Nesse grupo utilizaremos o imunizante da AstraZeneca e com isso, orientamos que primeiro seja iniciado o esquema vacinal contra a Covid-19 e 14 dias após a aplicação da primeira dose, eles façam imunização da influenza. Passados 75 dias, eles retornarão para encerrar o seu esquema vacinal contra a Covid-19”, explica Nayma Picanço.

Estratégia
A vacina contra a influenza será ofertada das 8h às 12h e 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde do Novo Horizonte, BR- 210, Brasil Novo, Pacoval, Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Rosa Moita, Marabaixo, Coração, Fazendinha, São Pedro, Congós, Pedrinhas, Leozildo Fontoura e Raimundo Hozanann.

Para receber a vacina contra gripe, o usuário deve se dirigir a um posto de vacinação mais próximo de sua residência e apresentar a caderneta de vacina, cartão do SUS, certidão de nascimento ou RG.

Outros públicos
A Semsa continuará ofertando o imunizante para o público anterior. Mulheres grávidas, puérperas (pós-parto de até 45 dias), trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) poderão receber a vacina nas unidades de saúde.

Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos da doença podem variar de quadros leves a graves, podendo levar ao óbito.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social