Política

Ibope: Capi em primeiro, Waldez e Davi empatados tecnicamente





 

Ibope entrevistou mais de 800 pessoas para saber intenção de voto nas eleições deste ano. De acordo com a pesquisa, João Capiberibe aparece em primeiro, seguido por Waldez Góes e Davi Alcolumbre na corrida governamental.

 

As candidaturas para o pleito deste ano ainda não foram oficializadas, no entanto, a primeira pesquisa sobre intenção de voto no Amapá já foi realizada. Nesta sexta-feira (17) o IBOPE Inteligência divulgou o resultado da pesquisa, solicitada pela Rede Amazônica, para saber como anda a corrida eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 16 de agosto, onde 812 votantes foram entrevistados. Segundo o IBOPE, o nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%, ou seja, há grandes chances de a probabilidade dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa ainda foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo nº AP-03839/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No âmbito governamental, cinco candidatos estão propensos a disputar o cargo no Executivo. De acordo com a pesquisa, o candidato João Capiberibe (PSB) aparece em primeiro lugar, com 33% das intenções de votos. Em seguida está o atual governador do Amapá que disputa a reeleição, Waldez Góes (PDT) com 26% das menções. Davi Alcolumbre (DEM) aparece com 20%, enquanto que Cirilo (PSL) e Gianfranco (PSTU) aparecem, respectivamente, com 4% e 2 % da intenção de votos dos entrevistados.

Ainda na pesquisa, 12% dos entrevistados disseram que tem a intenção de votar em branco ou nulo e 4% não souberam responder ou opinar sobre o assunto.

Segundo a pesquisa, as intenções de voto em João Capiberibe são mais expressivas entre as pessoas com idade acima de 55 anos, cerca de 43% e entre os mais escolarizados, com 37%.

Já Waldez Góes teve destaque entre os mais jovens e aqueles que se autodeclararam brancos, com 32% em cada segmento. Já as demais intenções de voto aumentam conforme vai diminuindo conforme a escolaridade do entrevistado.

Davi Alcolumbre tem intenção de votos mais frequentes entre pessoas que ganham mais de 1 até 2 salários mínimos, com 24%. Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

A pesquisa analisou também as intenções de votos espontâneos, sem a apresentação do nome dos candidatos. Neste quesito, João Capiberibe aparece também em primeiro lugar, com 28% das menções. Em seguida parece Waldez Góes, com 18%; Davi Alcolumbre, com 8% e Cirilo, com 1%. O candidato Gianfranco não obteve votos nesta classificação. Ainda, 3% optaram por outros nomes, 17% disseram que votarão em branco e 27% anularão seus votos.

Rejeição

A pesquisa buscou também analisar os candidatos que podem ter rejeição de votos, ou seja, aqueles que os entrevistados não votariam de forma alguma. O atual governador do Amapá, Waldez Góes aparece em primeiro lugar, com 55% de rejeição. Em seguida aparece João Capiberibe, com 39%, Davi Alcolumbre, com 29%, Cirilo, com 19% e Gianfranco, com 13%. Dos 812 entrevistados, 6% não informou ou não soube responder.  

Expectativa de vitória

Por fim, a pesquisa mostrou quem os entrevistados acreditam que irá ganhar a disputa eleitoral, independentemente da sua intenção de voto. Em primeiro lugar aparece João Capiberibe, com 40% das opiniões, seguido por Waldez Góes, com 31%, Davi Alcolumbre, com 14%, Cirilo e Gianfranco, com 2% e 1%, respectivamente.

 Redação