Cotidiano

Ibope: 67% desaprovam administração do Governo do Amapá





 

Segundo a pesquisa, cerca de 47% também avaliaram como ruim governo exercido por Waldez Góes.

 

A primeira pesquisa sobre intenção de voto no Amapá foi divulgada, na semana passada, pelo IBOPE Inteligência. Além de obter informações sobre o cenário político no estado em relação à disputa eleitoral, a pesquisa também obteve informações sobre o que a avaliação da população sobre a administração atual do Poder Executivo.

Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados desaprovam a administração estadual, comandada pelo governador Waldez Góes (PDT). Outras 28% aprovam a gestão e 4% não soube responder sobre o assunto.

Perguntados sobre a gestão governamental, 47% avaliam como ruim/péssima. Já 34% dizem que a administração estar regular e 18% avaliam como ótima/boa. Apenas 1% não soube opinar sobre o assunto.

As áreas básicas de competência do Estado também foram questionadas durante a pesquisa. Ao serem perguntados sobre a situação que a população vem enfrentando os maiores problemas, 81% disseram que é a Saúde. Em seguida aparece a Segurança Pública, com 52% e Educação, com 43%.

Na lista ainda aparecem demais itens, entre eles: Corrupção (23%), Drogas (18%), Saneamento Básico (17%), Energia Elétrica (13%), Estradas (6%), Habitação (5%), Transporte e Mobilidade (4%), Agricultura (3%), Funcionalismo Público (3%), Impostos e Taxas (3%), Meio Ambiente (2%), Assistência Social (2%), Turismo (1%), Lazer e Cultura (1%). Somente 1% informaram não saber ou não quiseram responder.

Rejeição

A pesquisa buscou também analisar os candidatos que podem ter rejeição de votos, ou seja, aqueles que os entrevistados não votariam de forma alguma. O atual governador do Amapá, Waldez Góes aparece em primeiro lugar, com 55% de rejeição. Em seguida aparece João Capiberibe, com 39%, Davi Alcolumbre, com 29%, Cirilo, com 19% e Gianfranco, com 13%. Dos 812 entrevistados, 6% não informou ou não soube responder.  

Corrida Eleitoral

De acordo com a pesquisa, o candidato João Capiberibe (PSB) aparece em primeiro lugar, com 33% das intenções de votos. Em seguida está o atual governador do Amapá que disputa a reeleição, Waldez Góes (PDT) com 26% das menções. Davi Alcolumbre (DEM) aparece com 20%, enquanto que Cirilo (PSL) e Gianfranco (PSTU) aparecem, respectivamente, com 4% e 2 % da intenção de votos dos entrevistados.

Ainda na pesquisa, 12% dos entrevistados disseram que tem a intenção de votar em branco ou nulo e 4% não souberam responder ou opinar sobre o assunto.

Redação