Cotidiano

Desfile Cívico das escolas municipais de Macapá acontecerá nesta quarta-feira





 

É o terceiro ano consecutivo que o evento acontecerá na FAB, principal avenida da cidade. Ao todo, 42 escolas, com estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos, apresentar-se-ão acompanhados das tradicionais bandas de fanfarra. A concentração será na Rua Procópio Rola, a partir das 16h.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Desfile Cívico das escolas municipais de Macapá acontecerá nesta quarta-feira, 5, a partir das 16h. É o terceiro ano consecutivo que o evento acontecerá na FAB, principal avenida da cidade. Há mobilização para a participação de mais de 2,5 mil estudantes. Neste ano, o tema é “Macapá 260 anos - Nosso Jeito Tucuju”.

Ao todo, 42 escolas, com estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos, apresentar-se-ão na Avenida FAB, acompanhados das tradicionais bandas de fanfarra. A concentração será na Rua Procópio Rola. Em seguida, de acordo com a organização, haverá caminhada pela Ordilado Silva, Avenida FAB até a Rua Tiradentes, quando ocorrerá a dispersão dos pelotões.

“Além do desfile do dia 5, o Município realizará desfiles cívicos na Fazendinha, Tracajatuba e Bailique, nos dias 6, 8 e 29 de setembro, respectivamente”, informou a Semed.

Comparando a 2017, houve uma redução no número de escolas participantes, apesar da expectativa ser maior em relação participação dos estudantes. Na época, Clécio Luís, prefeito de Macapá, falou sobre a volta do  cívico na Avenida FAB. Segundo ele, além de valorizar a tradição, a alteração tem o objetivo de despertar nos jovens um sentimento patriótico e resgatar a história da cidade.

“É um momento muito emocionante para nós vermos setenta escolas, dos quatro cantos de Macapá, desfilarem aqui no Dia da Independência. A intenção do tema deste ano é plantarmos na mentalidade dos alunos a semente da memória de nossa história, cultura e tradições”, disse o prefeito.

No ano passado, com o tema “Macapá: marcas do povo dos bairros daqui”, foi a primeira vez que as instituições de ensino dos distritos do Bailique, Maruanum e Pacuí participaram do evento.

Redação