Cotidiano

Para evitar crimes, ônibus com 5 câmeras irá monitorar praças da orla de Macapá





 

O ônibus com cinco câmeras ficará na Praça do Coco e no Complexo Beira Rio por três dias da semana, e também fará algumas rondas na Praça Floriano Peixoto.

 

Nessa quarta-feira (19) um ônibus da Guarda Civil de Macapá inicia o monitoramento da praça do Coco e também do Complexo Beira Rio, na orla de Macapá, como parte de um novo esquema de segurança que pretende prevenir e aumentar a segurança nessa área, tão movimentada, da cidade.

O ônibus ficará na região nos dias de quarta-feira, sexta-feira e domingo. Das 5 câmeras, a central pode levantar até 9 metros e filmar até 600 metros de distância. Seis guardas também estarão divididos em três motocicletas fazendo patrulhamentos pela região. O local foi escolhido após o órgão receber reclamações de empreendedores por falta de segurança.

Essa será a primeira vez que o ônibus de monitoramento será estacionado na Praça do Coco. Segundo Rui Secco, chefe da Guarda Municipal, o motivo do veículo ser colocado na praça não tem relação com os recentes casos de homicídios que aconteceram próximo ao local.

"Na verdade, escolhemos a Praça do Coco não por conta dos homicídios que aconteceram. Nós já vínhamos com um planejamento para aquela região, porque os próprios empreendedores vêm pedindo, devido a segurança deles. É mais um trabalho de prevenção que vai aumentar a nossa área de segurança", afirmou Rui Secco, em entrevista ao G1 AP.

O veículo não ficará exclusivamente na Praça do Coco. Nos dias de quinta-feira e sábado, ele realizará fiscalização na Praça Floriano Peixoto, Zona Central de Macapá.

Redação