Editais

SVS capacita profissionais da saúde para diagnóstico da leishmaniose tegumentar





Profissionais da saúde de Macapá e Santana estão sendo capacitados para diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). O curso ocorre nas dependências do Núcleo de Vigilância Laboratorial da SVS (Lacen). O objetivo é a descentralização, o que, na opinião dos técnicos, vai agilizar o tratamento e cura da enfermidade. São dez vagas ofertadas para microscopistas dos dois municípios.

Para o gerente do Núcleo de Gestão da Rede de Laboratórios, Giovani Mariano, a partir dessa capacitação o diagnóstico da LTA vai passar a fazer parte da grade da atenção de saúde básica dos dois municípios.

"Será uma mudança nos paradigmas da atenção de saúde básica de Macapá e Santana. Essa capacitação vai enriquecer o nosso staff de diagnóstico de doenças, descentralizando e dando agilidade nos tratamentos da doença", informou o gestor. 

Leishmaniose Tegumentar Americana

Conhecida como "ferida brava" ou "úlcera de Bauru", a LTA é uma doença infecciosa não contagiosa causada por protozoários do gênero Leishmania. Sua transmissão é vetorial, através do “mosquito palha”, e os principais sintomas acometem pele e mucosas. 

Fonte: Portal Governo do Amapá