Política

Randolfe pode ser o senador eleito com o maior percentual de votos no Brasil





 

De acordo com a terceira pesquisa do Ibope, o senador, candidato à reeleição, aparece com 63% das intenções de votos. O resultado o classifica como eleito no Amapá, segundo a pesquisa.

Redação

A corrida por uma vaga no Senado Federal parece já estar definida no Amapá, segundo dados da pesquisa Ibope. Com 12 candidatos disputando duas vagas, alguns lideram, em número recorde, enquanto que outros pontuam minimamente nos resultados.

Nesta sexta-feira (05), o Ibope divulgou a terceira pesquisa para a intenção de votos ao Senado no Amapá. Durante a coleta de dados, 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, foram ouvidos, entre os dias 14 e 16 deste mês. De acordo com legislação eleitoral vigente, a pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE, AP‐09462/2018) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE, BR‐06697/2018).

A instituição garante, ainda, que o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

De acordo com os números, Randolfe Rodrigues (REDE) segue na liderança das intenções de voto, com 63%. Sua pontuação em pesquisas é uma das mais altas do país, se comparado a outros estados. Em seguida, está Janete Capiberibe (PSB), com 32%. Lucas Barreto, com 25%, é o terceiro.

Os demais concorrentes apresentam os seguintes percentuais: Jorge Amanajás (PPS), 16%; Bala Rocha (PSDB), 13%; Fátima Pelaes (MDB), 13%; Gilvam Borges (MDB), 8%; Guaracy Júnior (PTC), 7%; Davi Silva (PSTU), 6%; Dr. Ricardo Santos (PSL), 2%; Joaquina Lino (PCB), 2% e Wagner Gomes (PMN), 1%; Branco/nulo 1, 2%; Branco/nulo 2, 6% e não sabe/não respondeu, com 4%.

Votos Válidos

A pesquisa também mostrou os votos válidos, afim de facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.  O cálculo exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos.

Como são duas vagas para o Senado, a base e cálculo fica maior do que o total de pessoas entrevistadas, pois cada entrevistado pode escolher dois nomes. Assim, o resultado foi o seguinte no levantamento feito entre 03 e 04 de outubro.

Randolfe, 34%; Janete Capiberibe (PSB), 17%; Lucas Barreto (PTB), 13%; Jorge Amanajás (PPS), 8%; Bala Rocha (PSDB), 7%; Fátima Pelaes (MDB), 7%; Gilva Borges (MDB), 4%; Guaracy Júnior (PTC), 4%; Dr. Davi Silva (PSTU), 3%; Dr. Ricardo (PSL), 1%; Joaquina Lino (PCB), 1% e Wagner Gomes (PMN), 1%.