Cotidiano

Propaganda eleitoral retorna na sexta-feira e candidatos ao governo já se preparam





 

O horário eleitoral gratuito ocorrerá de segunda-feira a sábado e terminará no dia 26 de outubro, também uma sexta-feira, antevéspera do segundo turno das eleições.

Redação

De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno das eleições deve ocorrer quando os candidatos às eleições majoritárias a presidente da República, a governador ou a prefeito não obtêm metade mais um dos votos dados aos candidatos ao respectivo cargo no pleito. Neste caso, a lei determina que disputarão o segundo turno os dois candidatos mais votados na primeira etapa das eleições.

Por conta disso, os candidatos a governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) e João Capiberibe (PSB), já poderão retomar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão destinada ao segundo turno do pleito.

O horário eleitoral gratuito ocorrerá de segunda-feira a sábado e terminará no dia 26 de outubro, também uma sexta-feira, antevéspera do segundo turno das eleições.

Os dois candidatos terão 10 minutos de propaganda eleitoral em rede, repartidos em dois blocos de 5 minutos, para propagar seus planos e projetos. Eles divulgarão suas propostas das 7h10 às 7h20, e das 12h10 às 12h20, no rádio. E das 13h10 às 13h20, e das 20h40 às 20h50 minutos, na televisão.

Durante o período do horário eleitoral gratuito do segundo turno, as emissoras de rádio e de televisão e os canais de televisão por assinatura reservarão, para cada cargo em disputa, 25 minutos, de segunda-feira a domingo, nos quais serão veiculadas inserções de 30 e 60 segundos. O mesmo vale para os candidatos à presidência da República.

Material de propaganda

Os dois candidatos à presidência da República e os demais 28 candidatos à governo, distribuídos pelo Brasil, que disputarão o 2° turno das eleições, já estão realizando campanhas em carreatas, distribuir material de campanha e propaganda, bem como utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, desde segunda-feira (8).

Esse tipo de propaganda eleitoral é liberado 24h após o termino das eleições no primeiro turno.