Cotidiano

Nossa Senhora Aparecida, há 301 anos padroeira e protetora do Brasil





 

Apenas uma pequena imagem de uma santa aparentemente frágil – de barro – mas de uma força excecional que se tornou um dos primeiros símbolos da nação, antes mesmo do próprio hino.

Joana Martins

Dia 12 de Outubro, decretado feriado nacional, é religiosamente dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Assim é comumente chamada a imagem da Nossa Senhora da Conceição, a “mãe negra” do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida é o nome que foi dado a uma imagem da virgem santa feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos, encontrada há 301 anos atrás, em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba, em São Paulo.

Apenas uma pequena imagem de uma santa aparentemente frágil – de barro – mas de uma força excecional que se tornou um dos primeiros símbolos da nação, antes mesmo do próprio hino.

Pelas suas caraterísticas, chegou-se a cogitar que a imagem teria sido esculpida pelo santeiro português, Agostinho da Piedade. No entanto, hoje, acredita-se ter nascido do barro paulista pelas mãos de frei Agostinho de Jesus, natural do Rio de Janeiro.

A virgem Santa, mãe de Jesus, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo. No Brasil, a sua imagem apareceu na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão ainda era lei no nosso país.

Simbologia da sua imagem

A meia lua - este símbolo tem dois significados profundos: 1. A lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. 2. A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado.

A serpente - significa que Maria, sendo 'Imaculada Conceição' (Concebida sem pecado) e tendo gerado Jesus Cristo, esmagou a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre o demônio e esta foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus.

Os anjos e as nuvens - estes dois símbolos nos ensinam que a Virgem Maria está no céu, está na glória de Deus e que lá, junto de seu filho, ela intercede por nós.

As mãos de Nossa Senhora Aparecida - unidas na altura do coração simbolizam a oração. Em todas as aparições da Virgem Maria, ela pede oração. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós.

O manto - ofertado em 1888 pela Princesa Isabel, em sua segunda visita ao Santuário. O manto é rico em significados. A cor azul simboliza o céu, os bordados em dourado a realeza e nos lembram que Nossa Senhora Aparecida é Rainha do Céu e da terra. A bandeira do Brasil simboliza que ela é a nossa Padroeira e a bandeira do Vaticano nos lembra que a Virgem Maria é Mãe da Igreja.

A coroa - juntamente com o manto, a coroa também foi ofertada pela Princesa Isabel, na mesma data, em 6 de novembro de 1888 e nos lembra o quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Nossa Senhora Aparecida é a Rainha do Céu e da Terra.

Proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainho do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. Toda a nação se rendeu ao amor incondicional da “mãe negra” e hoje, 12 de Outubro de 2018 se comemoram os 301 anos da sua proclamação e consagração do Santuário Nacional.

Acompanhe a programação da igreja católica para os próximos dias

  • 11 de outubro

18h30 – Missa com benção dos motoristas, motoqueiros e ciclistas

19h30 – Carreata (nos bairros Pacoval, São Lázaro, Jardim Felicidade, Novo Horizonte, Laguinho)

  • 12 de outubro - Dia da Padroeira

6h – Alvorada de fogos

7h – Missa de apresentação do manto

17h30 – Missa Solene com Dom Pedro José Conti

Logo após, procissão (percurso pelas vias Guanabara, Bahia, São Paulo, Amazonas, Rodovia do Pacoval, Pernambuco, São Paulo, Piauí e Guanabara)

20h – Noite Cultural (danças regionais, cantores amapaenses e bandas católicas)

  • 21 de outubro - Programação social

10h – Quadra da Igreja (venda de comidas típicas, leilão, rifas, brincadeiras e sorteio de prêmios)