Cotidiano

Após confirmação no 2º turno, Capi é recepcionado por populares em aeroporto





 

Várias pessoas receberam o candidato no aeroporto de Macapá e prosseguiram em uma caminhada. Ele disputará o segundo turno com o candidato Waldez Góes, após decisão do TSE.

Redação

O candidato ao governo João Capiberibe (PSB) foi recebido, no fim da tarde de quarta-feira (17), por várias pessoas ao desembargar no Aeroporto Internacional de Macapá. Os populares celebraram a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida no dia anterior, que permitiu a troca do vice candidato da chapa e validou a participação do candidato na disputa do segundo turno ao cargo de governador do Amapá.

Na ocasião, João Capiberibe agradeceu a presença dos populares e militantes e concedeu uma entrevista à jornalistas que estavam no local.

Durante seu pronunciamento, o candidato disse estar satisfeito com a decisão do TSE, apesar de que a situação poderia ter sido resolvida no âmbito estadual, através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo ele, toda essa movimentação acabou trazendo prejuízos à sua campanha.

“Espero que essas injustiças não aconteçam mais, e que o TRE julgue todos os casos de maneira a resolver os problemas. Eu acho que os operadores da Justiça têm que procurar maneiras de resolver os problemas sem afetar e sem intervir no processo eleitoral, como aconteceu na véspera da eleição, causando graves prejuízos à nossa campanha”, lamentou o candidato.

Ele frisou ainda que, a decisão do TRE prejudicou também a candidatura de Janete Capiberibe ao Senado. Para Capi, o eleitor ficou confuso quanto a validade de seu voto.

“Nós perdemos quantitativos de votos significantes que acabou influenciando no resultado das urnas. Eu ficando em segundo lugar e Janete não alcançando os votos que faltavam para garantir vaga no senado”, questionou.

Ao fim, Capiberibe disse que está focado em sua campanha para o segundo turno, cuja a eleição acontece no próximo dia 28. Ele ainda recepcionou os populares e militância partindo, logo em seguida, para uma caminhada pelas ruas de Macapá.

Capi no 2º turno

A candidatura de Capi ficou indefinida para o segundo turno após ele ter seus votos considerados nulos, devido seu vice, professor Roberto Marcos, estar indeferido por falta de prestação de contas do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual ele é vinculado. A decisão acabou prejudicando a chapa de Capi e, consequentemente, a sua candidatura e de Janete, já que seus suplentes também eram do PT.

O PSB entrou com um recurso no TSE solicitando a troca do vice e conseguiu, somente ao fim das eleições, garantir a validação de seus votos. Com isso, após contagem das urnas, Capi foi o segundo candidato mais votado no Amapá e passou para o segundo turno em disputa com Waldez Góes (PDT).

Na última semana, o TRE julgou o recurso de troca de vice de Capi e indeferiu o pedido. A solicitação passou para corte superior, o TSE, que julgou o pedido e autorizou a cisão da chapa com a troca do vice e a participação dele no segundo turno.

Além disso, a Corte autorizou o retorno da propaganda eleitoral no Amapá, que estava suspensa até a situação de Capi ser resolvida. A partir de agora, Capi tem como vice candidata, Andréia Tolentino, que faz parte do PSB. Ela teria disputado o cargo de deputada estadual nas eleições deste ano, mas não teve o quantitativo de votos necessário para se eleger.