Política

Ibope: pesquisa para Governo aponta Capi com 53% e Waldez com 47%





 

Ibope entrevistou mais de 800 pessoas para saber intenção de voto nas eleições deste ano. De acordo com a pesquisa, João Capiberibe está numericamente à frente de Waldez Góes.

Redação 

Faltando apenas 1 dia para que os amapaenses decidam nas urnas eletrônicas o candidato que irá governar o Amapá por quatro anos, pesquisa sobre intenção de voto foi realizada.  Na sexta-feira (26), o IBOPE Inteligência divulgou o resultado da segunda pesquisa, solicitada pela Rede Amazônica, para saber como anda a corrida eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, onde 812 votantes, maiores de 16 anos, foram entrevistados. Segundo o IBOPE, o nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%, ou seja, há grandes chances de a probabilidade dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa ainda foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo nº AP-03571/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº BR-00570/2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Neste segundo turno, disputam para o cargo de governador do Amapá os candidatos João Capiberibe (PSB), conhecido como Capi, e Waldez Góes (PDT). Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Ibope no Amapá. A primeira foi divulgada no dia 19 de outubro.

Nos votos válidos, Capi aparece em primeiro lugar com 53%, registrando um crescimento em relação à primeira pesquisa. Waldez teve uma queda de 1 ponto e computou 47%. Considerando a margem de erro, Capi e Waldez estão tecnicamente empatados.

Os votos válidos são calculados a partir da exclusão da amostra de votos brancos, nulos ou que os eleitores se declararam indecisos. Esse procedimento é o mesmo utilizado para divulgar o resultado final das eleições.

Para que um candidato seja eleito no segundo turno, é necessário que ele atinja 50% dos votos válidos mais um.

Votos Totais

Já nos votos totais, aquele que inclui os brancos, nulos e indecisos, Capi aparece com 48%, crescendo um ponto em relação a outra pesquisa, e Waldez com 42%, registrando a queda de 1 ponto. Votarão em branco ou nulo atinge 8% dos entrevistados, e não sabem 2%. A porcentagem dos últimos dois itens permanece a mesma da primeira pesquisa.

Potencial de voto e rejeição

A pesquisa levantou também o potencial de voto e a rejeição dos candidatos ao governo. O Jornal do Dia fez uma comparação com a primeira pesquisa, acompanhe a evolução de cada candidato por categoria:

CAPI

Perguntas

19/10

26/10

Com certeza votaria nele para governador

33%

35%

Poderia votar nele para governador

20%

17%

Não votaria nele de jeito nenhum

32%

33%

Não o conhece o suficiente para opinar

13%

13%

Não sabem ou preferem não opinar

2%

2%

WALDEZ

Perguntas

19/10

26/10

Com certeza votaria nele para governador

28%

30%

Poderia votar nele para governador

17%

18%

Não votaria nele de jeito nenhum

41%

39%

Não o conhece o suficiente para opinar

11%

10%

Não sabem ou preferem não opinar

2%

3%