Política

Waldez é reeleito governador do Amapá





 

Em uma disputa acirrada, o pedetista venceu Capi e assumirá o seu quarto mandato.

Redação

Neste domingo (28) a população amapaense elegeu o seu governador. Com 52,35% dos votos válidos, Waldez Góes (PDT) assumirá seu quarto mandato. A disputa foi considerada acirrada, sendo definida faltando poucas urnas para serem apuradas. Ele disputava o cargo com João Capiberibe (PSB) que obteve 47,65% dos votos válidos.

O candidato reeleito recebeu 191.741 votos, enquanto que Capi conquistou 174.540, sendo considerado uma disputa acirrada no Amapá. Em entrevista concedida a imprensa, o governador agradeceu os votos recebidos e relatou os desafios enfrentados na sua gestão.

“Quero agradecer à Deus e ao povo do Amapá pela compreensão deste projeto que esta campanha proporcionou isto. Quero agradecer a minha família, parceiros e militantes e sobretudo a inteligência do povo amapaense, pois todos sabem e perceberam durante o processo eleitoral o governo que eu tive que fazer, contamos pouco com o governo federal, além de receber o estado em uma situação de dificuldade extrema”, ponderou.

Waldez Góes disputou o pleito com a segunda maior coligação e com o maior número de partidos, entre eles, Pros, PTB, MDB, PRB, PRP, PCdoB e PMB.

Góes passou para o segundo turno sendo o candidato mais votado, com 33,55% dos votos válidos. Nas pesquisas eleitorais, ele sempre figurou em segundo lugar. O adversário Capi, que liderava as pesquisas pré-eleitorais, conseguiu concorrer após obter uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinando que seus votos fossem contabilizados.

Durante esta campanha, o governador obteve novas alianças e rompimento de outras consideradas “tradicionais” ao seu partido, entre eles a do candidato ao Senado, Gilvam Borges, e de seu vice-governador, Papaléo Paes, que renunciou ao cargo após ser substituído por Jaime Nunes, que se tornou vice de Waldez na disputa.

Mesmo sendo apontado como o segundo mais votado nas pesquisas eleitorais, seu índice de rejeição e desaprovação de governo era considerado alto. A porcentagem foi caindo aos poucos, conforme novas pesquisas eram divulgadas, entre elas o Ibope.

Histórico

Waldez Góes, natural de Gurupá (PA), governou o Amapá pela primeira vez em 2002 e foi reeleito em 2006. Em 2014 disputou novamente o pleito estadual e derrotou Camilo Capiberibe (PSB) no segundo turno.