Esporte

Olimpíadas 2021: Felipe Lima avança às semifinais dos 100m peito





Dois brasileiros disputaram as eliminatórias dos 100m peito, da natação, hoje, nas Olimpíadas de Tóquio. Felipe Lima conseguiu sua melhor marca pessoal: 59.17, e, com o oitavo tempo geral — o quarto de sua bateria, garantiu vaga nas semifinais. Antes, o melhor tempo do nadador era 59.32, do Troféu Maria Lenk de 2017

"Isso é emocionante. Estava no banco de controle pensando: 'Tenho 36 anos, minha segunda Olimpíada'. Sou um dos mais experientes aqui, o segundo mais velho da natação. Estou aqui para aproveitar passo a passo. Passei para a semifinal agora. Estou muito feliz com esse resultado. Pena que não veio 58 [segundos]. Estou batalhando por esse tempo, mas vou ter mais uma chance. Quem sabe amanhã me classifico para a final, lutando pelo Brasil, por Cuiabá, pelo Mato Grosso, por uma medalha", declarou o nadador em entrevista ao SporTV após a prova.

Com uma idade mais avançada do que os demais representantes da natação brasileira, Felipe afirmou que tenta ajudar essa nova geração. Ele revelou que ontem reuniu toda a equipe masculina para um jantar, na tentativa de mostrar que está aberto a troca de experiências.

"Sendo mais experiente, tento puxar essa nova geração. Ontem eu quis reunir o grupo todo masculino para gente jantar junto e ter essa união, queria mostrar que quero ajudar eles e ser ajudado. A gente troca essa experiência para gente evoluir junto, defendemos a mesma seleção", disse.

Caio Pumputis fora

Caio Pumputis, outro brasileiro na competição, nadou na bateria quatro e, com o tempo de 1.00.76, não conseguiu avançar às semifinais. O atleta ficou mais de um segundo acima de sua melhor marca: 59.72.

"Primeira Olimpíada, primeira queda na piscina olímpica, essa atmosfera incrível, nadei feliz para caramba. Eu treinei bem para o 200m Medley e acabou que o 100m peito não tinha vaga para brasileiro e eu nadei. Eu tinha um tempo melhor do que o que eu fiz, mas agora é descansar e torcer para o Felipe, nosso brasileiro, descansar para o 200m Medley e ir com tudo", disse Caio Pumputis em entrevista ao SporTV.

Recordista mundial faz melhor tempo

O britânico Adam Peaty, recordista mundial da prova, anotou o melhor tempo da classificação: 57.56. As semifinais dos 100m peito masculino estão marcadas para hoje mesmo (24), às 23h33 (de Brasília).

Fonte: UOL