Educação

Volta às aulas: veja quais os cuidados essenciais para o retorno seguro e gradual as escolas.





O Governo do Amapá autorizou o ensino híbrido - com atividades presenciais e remotas - e o retorno presencial do serviço público a partir deste mês de agosto. Mas isso não quer dizer que a população deva diminuir os cuidados com as medidas de proteção sanitária contra o novo coronavírus.

A secretária-adjunta de enfrentamento à covid-19, a médica Maracy Andrade, explica que as novas medidas de flexibilização têm como base os baixos índices da covid-19 no Amapá.

Houve queda de casos confirmados da doença e avanço da vacinação com 54,38% da população de vacinados e imunizados com a 1ª dose e 17,44% com a 2ª dose ou dose única. Além disso, a taxa de ocupação de leitos destinados a covid-19 está em 27.70%, considerando leito nas redes pública e privada.

“No Amapá, o retorno as escolas deve ocorrer com segurança, preservando a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e do serviço público”, ressaltou Maracy.

A orientação é seguir o protocolo que vem sendo repassado para os profissionais da educação através de palestras e encontros. São enfatizados o distanciamento, higienização das mãos e vigilância em momentos de maior vulnerabilidade como nos refeitórios, cozinhas e banheiros.

O Governo do Amapá distribuiu 140 mil kits de proteção contra a covid-19 para toda a rede estadual de ensino. São itens como álcool em gel e máscara lavável para atender todos os professores e alunos, além de equipes gestoras, pedagógicas, e trabalhadores de apoio, como merendeiras e serventes.

“Sabemos que a direção do contágio é mais frequente dos adultos para as crianças. Mas devemos reforçar com os mais novos essas medidas, já que eles têm uma tendência a ter maior proximidade física e troca de objetos como material escolar e brinquedos”, reforçou Maracy.

Transporte de alunos

Pensando em uma maior movimentação no transporte público pelos estudantes as aulas terão os horários adaptados como forma de evitar aglomeração nos ônibus.

Os ambientes abertos e as atividades ao ar livre serão priorizados. Em caso de salas fechadas com ar condicionado ou centrais de ar, a recomendação é a troca de filtros dos aparelhos de forma regular.

Todos os estudantes serão orientados a não dividir pertences pessoais, e caso seja necessário compartilhar, nunca esquecer de higienizar os objetos e as mãos.

Em casos suspeitos de covid-19, a pessoa deverá ser imediatamente orientada a fazer o isolamento domiciliar e a testagem. O mesmo deve acontecer com quem tiver contato com os sintomáticos.

Fonte: Portal Governo do Amapá