Esporte

Estados Unidos vencem com tranquilidade e Brasil fica com a prata no vôlei





A seleção de vôlei dos Estados Unidos venceu com tranquilidade o Brasil neste domingo, na Arena Ariake, no jogo que definiu a medalha de ouro na modalidade. Elas venceram pelo placar de 3 sets a 0, com parciais 25/21, 25/20 e 25/14. Essa foi a primeira vez que as americanas venceram as brasileiras em uma final olímpica e o primeiro ouro dos EUA no vôlei feminino.

Para a seleção brasileira, essa foi a quinta medalha em uma edição de Jogos Olímpicos. Foi também a primeira vez que o time brasileiro ficou com a prata. Além da medalha de hoje, o Brasil venceu dois ouros, em Pequim-2008 e Londres-2012, e dois bronzes.

O destaque da partida foi a americana Michelle Bartsch-Hackley , que terminou com 14 pontos. Do lado brasileiro, a maior pontuadora foi Gabi com 10 pontos.

O jogo

No primeiro set, a seleção brasileira começou nervosa e as americanas logo abriram uma boa vantagem no placar. O Brasil encontrou muita dificuldade para concluir os ataques, com os Estados Unidos tendo um ótimo desempenho defensivo. Por conta da dificuldade brasileira, três dos quatro primeiros pontos do Brasil no primeiro set foram de erros das americanas.

Apesar dos problemas, o Brasil foi entrando no jogo aos poucos, tentando não perder a equipe adversária de vista no placar. O jogo durante toda a primeira parcial foi de um excelente nível, com as duas equipes jogando bem, explorando suas principais qualidades e jogando tentando se aproveitar dos erros dos adversários.

Na metade final do 1º set, as americanas passaram a sacar com muita qualidade, principalmente explorando a recepção de Fernanda Garay, e dificultaram muito o passe das brasileiras. O Brasil tentou buscar a virada, mas as americanas fecharam o set em 25/21.

2º set

O Brasil começou bem o segundo set, abrindo uma boa vantagem. Os Estados Unidos, no entanto, tiveram uma boa sequência de Bartsch no ataque e conseguiram quatro pontos em sequência, virando o jogo e deixando o Brasil em desvantagem novamente.

Zé Roberto resolveu mudar e colocou Natália no jogo, o que melhorou o time brasileiro. A ponteira brasileira entrou bem e passou ser a principal atacante do Brasil. O time, no entanto, se desconcentrou de novo e deixou os Estados Unidos abrir uma vantagem de sete pontos no segundo set.

O Brasil melhorou depois que a levantadora Roberta entrou e quadra, e chegou a se aproximar do placar mas, mais uma vez, as americanas fecharam a parcial por 25/20, e abriram vantagem no jogo.

3º set

Na parcial final, os Estados Unidos manteve o altíssimo nível de voleibol. Jogando com calma e muita qualidade, o cenário foi muito parecido: o Brasil nervoso, cometendo muitos erros e deixando as americanas se desgarrarem do placar.

Apesar de muita luta, prevaleceu o ótimo jogo das americanas, que fecharam o set sem problemas e faturaram a medalha de ouro sem perder um set sequer no jogo.

Fonte: UOL