Política

Vereador Marcelo Dias é reeleito para 3º mandato de presidente na Câmara de Macapá





Atual presidente foi reconduzido ao cargo, assim como os demais membros da Mesa Diretora. Partidos PROS e Rede questionaram eleição.

A chapa liderada pelo atual presidente Marcelo Dias (Solidariedade) foi reeleita para o comando da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Macapá para o mandato 2023/2024. A votação aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), três dias após o lançamento do edital para o pleito, questionado por parlamentares da Rede e PROS. 

A eleição foi antecipada e a chapa de Marcelo foi a única a se inscrever para concorrer. A composição é a mesma que foi escolhida em 1º de janeiro para a Mesa Diretora do biênio 2021/2022. Veja os nomes: 

  • Presidente: Marcelo Dias (Solidariedade)
  • 1° vice-presidente: Gian do Nae (MDB)
  • 2° vice-presidente: Cláudio (DEM)
  • 1° secretário: Claudiomar (Avante)
  • 2° secretário: Carlos Murilo (PSL)

Durante a sessão, os vereadores André Lima (Rede), Caetano Bentes (Rede) e Luany Favacho (PROS) entraram com pedido de impugnação da eleição, justificando inconstitucionalidade principalmente pela antecipação do pleito. Eles deixaram o plenário antes da votação. 

Foram 18 votos a favor da chapa liderada por Marcelo, 1 voto nulo (Karlyson Rebolça) e 4 abstenções (além dos 3 vereadores que deixaram a sessão, não votou Janete Capiberibe, que está em viagem parlamentar). 

Marcelo foi escolhido para o terceiro mandato consecutivo como presidente da Casa de Leis do município.

Fonte: G1 Amapá