Saúde

Covid: Brasil avança no ranking e é o 5º país com mais mortes por milhão





Ministério da Saúde registrou mais 926 mortes por covid-19, elevando o total de vítimas para 568.788. Com o aumento, o Brasil se tornou o 5º país com mais mortes por milhão pela doença em relação à população, registrando 2.666 óbitos a cada milhão de habitantes.

O país avançou duas posições em apenas 4 dias. Na 3ª feira (10.ago), ultrapassou a Macedônia do Norte e se tornou o 6º país com mais mortes por milhão. Só em 2021, o país já subiu 16 posições no ranking.

Agora, está atrás apenas do Peru, Hungria, Bósnia e República Tcheca. Em 6º lugar, a Bulgária tem 2.662 mortes por milhão. Na 6ª feira (13.ago), o Brasil estava empatado com o país na 5ª posição e o ultrapassou neste sábado.

ESTADOS COM MAIS MORTES POR MILHÃO

As piores situações estão em Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Goiás. Todas as 9 unidades da Federação já tem mais de 3.000 vítimas a cada milhão de habitantes.

As taxas consideram o número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde e a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2021 em cada unidade da Federação.

Um boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicado no dia 5 de agosto, alerta para a alta circulação do vírus em meio ao surgimento de novas variantes, em especial a delta. Eis a íntegra (19 MB).

É fundamental combinar vacinação com o uso de máscaras, incluindo campanhas de informação para a população e busca ativa de quem ainda não se vacinou”, diz a Fiocruz.

A Fundação também chama atenção para o aumento dos casos de SRAG(Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Brasil. “A incidência da Síndrome Respiratória Aguda Grave ainda permanece em níveis altos, muito altos ou extremamente altos no país”, afirma o estudo. Como a maior parte dos casos da doença está relacionada aos casos de covid-19, os níveis da SRAG indicam que o coronavírus ainda apresenta uma transmissão significativa.

Pesquisadores do projeto de vigilância genômica Genov descobriram uma nova versão da variante gama, chamada gama-plus. Essa mutação já se espalha por 4 regiões do país. Foram identificados 11 casos em amostras coletadas em maio, nos seguintes Estados:

  • Goiás: 5;
  • Tocantins: 2;
  • Ceará: 1;
  • Mato Grosso: 1;
  • Paraná: 1;
  • Santa Catarina: 1.
Fonte: Poder360