Política

Cúpula da CPI pede a Moraes compartilhamento do inquérito das fake news





Integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado estiveram no STF (Supremo Tribunal Federal) para manifestar apoio ao ministro Alexandre de Moraes e solicitar ao magistrado o compartilhamento das informações do inquérito das fake news, que também mira o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Estiveram no encontro o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues, o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), e os senadores Humberto Costa (PT-PE), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Rogério Carvalho (PT-SE). Ao deixar o Supremo, Aziz e Randolfe falaram com a imprensa.

Segundo os senadores, o encontro buscou demonstrar apoio dos congressistas ao magistrado e repudiar o pedido de impeachment apresentado por Bolsonaro na 6ª feira (20.ago).

Subsidiariamente pedimos o compartilhamento dos inquéritos das fake news para que isso subsidie o relatório final do senador Renan Calheiros“, disse Randolfe, que foi questionado se o ministro aceitou o pedido. “Aceitou”.

Segundo Omar Aziz, os dados deverão embasar o braço de investigação da CPI sobre a difusão de fake news sobre tratamento precoce e imunidade de rebanho.

Nós queremos esse compartilhamento porque é o mesmo núcleo. O núcleo que pede o fechamento do Congresso, o fechamento do Supremo, é o núcleo que é negacionista, que defendia a imunização de rebanho. É papel da CPI que eles estejam no relatório final“, afirmou o presidente da comissão.

Os senadores afirmam que o compartilhamento será imediato e as informações deverão chegar à CPI nos próximos dias. As novas informações não alteram o cronograma da comissão, prevista para ser encerrada em setembro. Segundo Omar, ao solicitar o compartilhamento, Moraes respondeu que está “à disposição“.

Procurado pela reportagem, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes não quis comentar as declarações.

Fonte: Poder360