Esporte

GP da Bélgica: Verstappen supera Russell no fim e leva pole position





Britânico da Williams surpreendeu ao quase conquistar primeira pole da carreira, desbancado pelo rival da RBR nos segundos finais; Hamilton larga em terceiro lugar, ao lado de Daniel Ricciardo

Depois de dois fins de semana difíceis na Inglaterra e na Hungria, a RBR ganhou um respiro neste sábado do GP da Bélgica com a pole position de Max Verstappen, anotando 1m59s765 debaixo de chuva forte e após a forte batida de Lando Norris, que paralisou a sessão por 40 minutos. A vantagem, porém, veio com uma surpresa: o desempenho de George Russell, que não apenas levou a Williams ao Q3 pela terceira vez em 2021, como chegou perto da primeira pole da carreira, sendo superado pelo holandês por 0s3. Lewis Hamilton, que chegou a figurar na ponta, larga em terceiro lugar ao lado de Daniel Ricciardo, da McLaren. 

Max Verstappen, da RBR, na classificação do GP da Bélgica — Foto: Lars Baron/Getty Images

Max Verstappen, da RBR, na classificação do GP da Bélgica — Foto: Lars Baron/Getty Images 

A chuva, que já vinha complicando o trabalho dos pilotos nos treinos livres ao longo do fim de semana, veio mais forte na classificação. Com as condições da pista, Lando Norris, um dos candidatos à briga pela ponta e que protagonizou a disputa pela liderança com Verstappen no Q1 e no Q2, bateu forte na Eau Rouge, acionando a bandeira vermelha que interrompeu a sessão por 40 minutos. 

Sebastian Vettel, ´nico representante da Aston Martin no Q3, completa as cinco primeiras colocações. A classificação também foi marcada pelo desempenho abaixo do esperado da Ferrari, que pela primeira vez desde o GP de Abu Dhabi de 2020, ficou fora da disputa pela pole. 

 

Resultado da classificação

 

Q3. — Foto: Q3.

Q3. — Foto: Q3.  

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

 

A sessão começou com 12 minutos de atraso por conta da chuva. Quase todos os pilotos aderiram aos pneus de chuva com exceção de George Russell e Nicholas Latifi, dupla da Williams, que escolheram os intermediários. Foi o canadense que protagonizou o primeiro incidente da sessão indo reto na curva e parando na grama, mas conseguiu retornar. Depois, foi a vez de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton - com os compostos de chuva - também errarem, sem grandes consequências. 

E enquanto as primeiras voltas rápidas permaneceram na casa dos 2m, a surpresa ficou por conta da Williams, que avançou ao Q2 com os dois pilotos pela primeira vez desde o GP da Emilia-Romagna, em abril. A dupla caiu à medida em que os temos foram baixando, mas se manteve entre os dez primeiros enquanto a briga pela ponta se concentrou entre Norris e Verstappen; na bandeirada, o piloto da RBR assumiu a liderança provisória, porém, o britânico da McLaren respondeu anotando a melhor volta da etapa de 1m58s301, colocando 0s4 sobre o rival. 

 

16º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
17º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
18º MICK SCHUMACHER (HAAS)
19º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS) 

 

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

 

O cenário se repetiu, com a disputa pela liderança protagonizada por Norris e Verstappen. O britânico foi o primeiro a registrar o melhor tempo do segmento enquanto Sebastian Vettel, que carimbou a ida ao Q2 nos últimos segundos do Q1, surgiu em segundo lugar pouco antes de Verstappen tomar o posto, a 0s1 do rival da McLaren, que conseguiu melhorar a própria marca para 1m57s041 e ampliar a vantagem para 0s3. 

No fim do segmento, a ida das Mercedes para o Q3 parecia ameaçada, com Hamilton e Bottas respectivamente em 11º e 12º, mas a dupla conseguiu melhorar as próprias marcas nos segundos finais e subir para segundo e terceiro. Russell, que permaneceu entre os dez primeiros ao longo da sessão, garantiu a oitava colocação e sua terceira visita ao Q3 em 2021. Na ponta, Verstappen superou Norris anotando 1m56s559, 0s4 mais rápido, mas o britânico devolveu na bandeirada para garantir novamente a liderança provisória. Pela primeira vez neste ano, as duas Ferraris ficaram fora da disputa pela pole, com Charles Leclerc em 11º e Carlos Sainz com o 13º lugar. 

11º CHARLES LECLERC (FERRARI)
12º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
13º CARLOS SAINZ (FERRARI)
14º FERNANDO ALONSO (ALPINE)
15º LANCE STROLL (ASTON MARTIN) 

 

Q3 - dez minutos e disputa pela pole

 

O retorno da chuva levou os pilotos a voltarem aos pneus de pista molhada. Com visibilidade mínima, Vettel reclamou das condições do tempo segundos antes de Norris passar direto na subida da Eau Rouge e bater com força na barreira de pneus, ricocheteando de volta à pista, rodando sete vezes e destruindo o carro. Apesar do susto, o britânico saiu do monoposto sem problemas, mas a bandeira vermelha foi acionada, interrompendo a sessão. 

A etapa foi retomada após mais de 40 minutos de interrupção. Com a melhora nas condições da pista, os dez pilotos aderiram aos pneus intermediários. Verstappen fez o melhor tempo no primeiro setor da pista, mas Hamilton levou a vantagem nos dois últimos e assumiu a pole provisória com 2m01s552 e colocando 0s9 sobre o rival, com o colega da Mercedes em terceiro. 

Enquanto Hamilton tentava ampliar a vantagem sobre Sergio Pérez, que apareceu em segundo lugar nos últimos segundos, Russell fez os melhores tempos nos primeiro e segundo setores da pista e assumiu a pole provisória. Na bandeirada, o britânico acabou superado por Verstappen, que anotou 1m59s765 - a 0s3 do rival da Williams. 

 

Fonte: Globo Esporte