Cotidiano

15 anos: entrega de aeroporto de Macapá tem nova data





 

Uma das obras públicas mais demorada no estado do Amapá está prevista para ser entregue no fim do primeiro semestre de 2019. O Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, situado em Macapá, teve suas obras iniciadas em 2005 e desde então foi alvo de inúmeras paralisações e falta de recursos.

A nova data de entrega foi dada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) durante vistoria na estrutura realizada na manhã desta quarta-feira (16). Além de técnicos da Infraero, participaram da fiscalização representantes do governo do Amapá. A obra irá substituir o atual terminal de passageiros, inaugurado em 1974.

De acordo com os técnicos, o terminal de passageiros e acesso viário está com 90% das obras concluídas. O novo aeroporto foi orçado em R$ 163,2 milhões, com recursos da Infraero e bancada federal. A obra se arrasta há 15 anos e, segundo a empresa responsável pela finalização, não haverá novo prazo de entrega.

A obra está dividida em duas partes. A primeira fase, que contempla o Terminal de Passageiros e o acesso viário, deve ser finalizada e colocada em funcionamento até o primeiro semestre. Já a segunda fase iniciará após a entrega da primeira e consiste na demolição do aeroporto antigo para construir o pátio das aeronaves. A previsão de entrega da segunda etapa é para o mês de agosto deste ano.

No terminal de passageiros haverá 25 cabines de check in, além de ampliar o número de pontos comerciais de 24 para 70. Com a nova estrutura, as vagas de aeroporto serão ampliadas para 780 espaços. Segundo os técnicos, o novo aeroporto terá capacidade para atender mais de 5 milhões de passageiros ao ano.