Política

TRE refaz contagem de votos e Patrícia Ferraz assume vaga para deputada federal





 

Por determinação do juiz Léo Furtado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá refez a contagem de votos para o cargo de deputado federal referente as Eleições 2018. A determinação ocorreu após o Partido Social Cristão (PSC) ser considerado inapto, por conta de irregularidades no registro, tendo seus votos anulados.

A anulação resultou na alteração do quociente eleitoral que consiste na distribuição de cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras. Após uma nova totalização dos votos, André Abdon (PP) passou para a condição de suplente enquanto que a candidata Patrícia Ferraz (PR) foi eleita a vaga na Câmara Federal.

A mudança na bancada federal do Amapá foi divulgada pelo TRE na tarde de quinta-feira (24) e já está disponível. Em nota, a direção regional do PSC informou que aguarda a notificação da Justiça Eleitoral do Amapá para recorrer da decisão.

A decisão é monocromática, o que significa que André Abdon ainda pode recorrer ao Pleito e às instâncias superiores. No entanto, se até o dia 1º de fevereiro, data em que ocorre a posse dos deputados federais, não houver manifestação contrária da Justiça, a candidata Patrícia Ferraz será empossada na Câmara Federal.

Com a alteração, a bancada federal que representa o Amapá ficou da seguinte forma: Camilo Capiberibe (PSB); Acácio Favacho (Pros); Vinícius Gurgel (PR); Aline Gurgel (PRB); Professora Marcivania (PCdoB); Luiz Carlos (PSDB); Patrícia Ferraz (PR) e Leda Sadala (Avante).