Cotidiano

Após 14 dias foragido, Eider Pena se apresenta à polícia





O ex-deputado estadual Eider Pena foi transferido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) após se apresentar à Polícia Civil. O atual presidente do PSD estava sendo procurado há 14 dias, após ter tido prisão decretada pela Justiça.

Eider Pena foi condenado a cumprir pena de 4 anos e 6 meses pelo crime de corrupção. Segundo as investigações, ele teria recebido R$ 1 milhão em diárias de viagens de forma fraudulenta. O valor foi pago com o uso de notas falsas.

No dia 22 de janeiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), o desembargador Carlos Tork, decretou a prisão do ex-parlamentar para o cumprimento da pena em regime semiaberto, no entanto, ele não se apresentou.

Na tarde de segunda-feira (04), Eider Pena se apresentou à polícia acompanhado de seu advogado e de sua esposa, a deputada estadual Edna Auzier.

Ele foi encaminhado para fazer exame de corpo de delito na Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec) e em seguida para o Iapen. O ex-deputado iniciará o cumprimento da pena em regime semiaberto, mas aguarda uma decisão da Justiça para progredir para a prisão domiciliar.

Atualmente, ele está numa cela especial chamada de “triagem”, onde ficará por um período de 10 dias. Após esse prazo, ele poderá passar o dia fora, mas deve retornar ao anoitecer para o Iapen.