Esporte

F1: Bottas vence na Turquia, e Verstappen retoma liderança de Hamilton





Marcado por uma garoa fina que atrapalhou a estratégia das equipes, o GP da Turquia, ocorrido na manhã de hoje, acabou com vitória de Valteri Bottas (Mercedes) sem grandes sustos.

Max Verstappen (Red Bull) foi o 2° e, com isto, retomou a liderança da temporada da Fórmula 1, já que Lewis Hamilton (Mercedes), que largou em 11°, acabou em 5°. Agora, o holandês tem 262,5 pontos contra 256,5 do britânico.

O pódio foi fechado com Sergio Pérez (Red Bull), que viu Charles Leclerc (Ferrari) adiar o seu pit stop e superou o monegasco na reta final da prova em Istambul.

UOL Esporte fez um resumo do que foi o 16° evento da categoria na manhã de hoje. Confira abaixo:

Largada com "sanduíche"

O "vai e vem" da chuva tomou conta da pista de Istambul desde as primeiras horas do dia. Diante disso, a pista não ficou completamente seca, e todos os pilotos optaram por largar com pneus intermediários.

Respectivamente iniciando na 1ª e 2ª posição, Bottas e Verstappen tiveram um início sem erros e mantiveram suas posições.

O grande incidente aconteceu logo atrás. Alonso, que saiu em 5° e avançou sobre Gasly após as luzes verdes, acabou sendo tocado pelo francês - que se defendia de Pérez - em um "sanduíche" formado na curva 1.

O espanhol acabou ficando para a parte final do pelotão, enquanto o piloto da AlphaTauri foi punido com cinco segundos - e ficou atrás de Pérez.

Hamilton, que iniciou a prova em 11° por conta da troca parcial de motor, ganhou inicialmente apenas a posição de Alonso. Ainda na 1ª volta, no entanto, ele ultrapassou Vettel.

Alonso punido e japonês segurando Hamilton

Depois de rodar e ficar entre os últimos colocados, Alonso partiu para o ataque e foi para cima de Mick Schumacher. Na ânsia de recuperar posições, acabou tocando no carro do alemão e, assim como Gasly, tomou punição de cinco segundos.

Enquanto isso, Hamilton sofreu para passar Tsunoda, que estava em 8°. O japonês da AlphaTauri - que tem parceria com a Red Bull - segurou a posição por oito voltas, ampliando a vantagem dos líderes em relação ao britânico. Paciente, o heptacampeão esperou o melhor momento para, com segurança, superar o adversário

Voa, Hamilton!

Pouco depois de se livrar de Tsunoda, Hamilton "tirou o atraso" e não teve dificuldades para tomar a posição de Stroll e Norris, alcançando o 6° lugar ainda na volta 12.

Em questão de minutos, o britânico colou em Gasly e, desta vez, não sofreu para passar a AlphaTauri novamente, ficando em 5° e atrás de Pérez e Leclerc - além dos líderes Verstappen e Bottas.

Chuva e estratégia de pneus

A garoa fina em Istambul atrapalhou a estratégia das equipes, que não sabiam se optavam por novos pneus intermediários ou se arriscavam usar acessórios de pista seca.

Ricciardo, Alonso e Norris iniciaram a sequência de pit stops e não encararam o clima, colocando novos intermediários - os tempos do trio foram observados pelo restante dos mecânicos.

Vettel arriscou ao colocar pneus médios, mas logo ao voltar para a pista, escorregou e teve dificuldades para manter o carro na pista. O alemão perdeu uma série de posições e precisou parar novamente.

Mercedes x Red Bull

Hamilton chegou em Pérez e iniciou a disputa pela 4ª colocação. Os dois ficaram lado a lado em pelo menos três curvas seguidas, mas o piloto da Red Bull segurou firme a posição - após a briga, o britânico perdeu alguns segundos.

Enquanto isso, Verstappen foi para o box e, com novos intermediários, voltou exatamente entre o companheiro de equipe e Hamilton. Bottas e Pérez também pararam e retornaram, respectivamente, em 2° e 5° - Leclerc, portanto, foi para a liderança.

Leclerc e Hamilton arriscam

Depois de assumir a ponta, Leclerc fez um pedido para a Ferrari: terminar a corrida sem trocar os pneus. O desejo foi inicialmente atendido pela equipe, mas o monegasco começou a perder tempo e viu Bottas se aproximar.

A pouco mais de dez voltas para o fim, o piloto da Ferrari viu o finlandês o ultrapassar sem maiores dificuldades e, sem aderência, precisou parar, voltando em 4°.

Hamilton, que subiu para 3° com a parada de Leclerc, foi outro apostou e reagiu negativamente ao rádio da Mercedes para fazer o seu pit stop.

A ideia também não deu certo, e o heptacampeão, mais lento, precisou parar, retornando na 5ª posição. Enquanto isso, Pérez ultrapassou o atleta da Ferrari e cravou sua vaga no pódio.

De ponta a ponta

Os minutos finais da prova não tiveram grandes surpresas, e Bottas, com tranquilidade, terminou a corrida na 1ª posição.

Verstappen encerrou na vice-liderança, e seu companheiro, Pérez, fechou o pódio. Leclerc e Hamilton completaram o top 5.

Fonte: UOL