Esporte

Eliminatórias: com gols de Neymar e Raphinha, Brasil bate Uruguai





Com uma boa atuação de Neymar e Raphinha, o Brasil retomou o caminho das vitórias nas Eliminatórias para a Copa de 2022 (Catar) ao golear o Uruguai por 4 a 1 na Arena da Amazônia, em Manaus.

Não apenas o resultado foi importante, mas a forma como ele foi alcançado vale ser destacado. A equipe comandada pelo técnico Tite foi muito superior, sendo empurrada por 12.528 mil torcedores que acompanharam o confronto ao vivo.

Após a vitória, a seleção brasileira permanece na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa com 31 pontos.

Neymar e Raphinha decisivos

O camisa 10 da seleção brasileira mostrou desde os primeiros minutos que queria jogo. E, logo aos 2, criou sua primeira chance com um chute forte, que parou em defesa de Muslera.

Porém, aos 9 minutos o goleiro uruguaio não conseguiu fazer nada, quando Fred lançou Neymar, que, dentro da área, dominou no peito e se livrou de Muslera para finalizar com liberdade. Com este gol o camisa 10 se tornou o vice-artilheiro da competição com 7 gols (1 a menos que o boliviano Marcelo Moreno).

E o Brasil queria mais, e conseguiu aos 17 minutos, quando Neymar chutou, Muslera defendeu parcialmente e Raphinha aproveitou para ampliar.

A equipe comandada por Tite ainda tentou chegar ao terceiro no restante da etapa inicial, mas ele só veio aos 12 minutos do segundo tempo. E o gol foi fruto da parceria entre Neymar e Raphinha. Em jogada de velocidade, o camisa 10 enfiou em profundidade para o camisa 19, que avançou e bateu cruzado de esquerda.

Aos 31 minutos o Uruguai ainda conseguiu descontar com um belo gol, em cobrança de falta, do artilheiro Luis Suárez. Mas a noite era mesmo da seleção brasileira, que ampliou aos 37 minutos graças a gol de cabeça de Gabriel Barbosa, que aproveitou lindo lançamento de Neymar para fechar o placar.

Próximos compromissos

O Brasil volta a jogar pelas Eliminatórias para a Copa em Novembro, quando enfrenta a Colômbia e a Argentina.

- Lautaro faz gol de 'camisa 9', Argentina vence Peru e segue 'imbatível'

A Argentina venceu o Peru por 1 a 0 hoje, no Monumental de Núñez. Em jogo válido pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, os comandados de Lionel Scaloni levaram a melhor e seguem sem perder na competição. Lautaro Martínez foi quem balançou as redes.

A partida ficou marcada por muito contato entre as duas equipes. O jogo ficou concentrado no meio de campo, onde ambas tiveram um poder defensivo forte e intenso, ocasionando muitas faltas. Com uma atuação mais 'apagada' de Messi, que foi muito bem marcado, o destaque ficou para o 'faro decisivo' de Lautaro.

Com o resultado, a Argentina chega aos 25 jogos sem perder. A última derrota foi em julho de 2019, na semifinal da Copa América, contra a seleção brasileira. Além disso, os três pontos somados os mantêm na vice-liderança das Eliminatórias, atrás apenas do Brasil. Já o Peru amarga a penúltima colocação com apenas 11 pontos.

Lionel Messi e companhia voltam aos gramados somente no dia 11 de novembro, quando visitam o Uruguai. Depois disso, no dia 16 receberão o Brasil. Já o Peru, receberá a Bolívia e visitará a Venezuela, também nos dias 11 e 16. Todos os jogos são válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

Pressão argentina e gol anulado

A Argentina começou os 15 primeiros minutos de jogo com muita pressão. Além de Messi trabalhando pelo meio do campo, o lado esquerdo do Peru sofreu com a intensidade do setor ofensivo dos comandados de Lionel Scaloni.

Com 11 minutos de jogo, o zagueiro Romero conseguiu balançar as redes, mas o lance passou por revisão do VAR e foi anulado por impedimento. Nas linhas traçadas pelo árbitro de vídeo, o defensor estava a frente no momento em que recebe o cruzamento.

Lautaro decisivo e Messi bem marcado

Somente com 40 minutos do primeiro tempo que os donos da casa levantaram os torcedores presentes no Monumental de Núñez. Lautaro Martinez recebeu um cruzamento na medida, tomou a frente do zagueiro peruano e marcou de cabeça, gol típico de centroavante.

Já o camisa 10 da Argentina teve dificuldades para lidar com a forte marcação do Peru. A partida ficou muito truncada no meio-campo, afinal, os visitantes trabalharam fortemente para evitar que Messi e companhia tivessem facilidade para atacar o gol de Gallese. O resultado deu certo.

Isolou!

O Peru teve a oportunidade de deixar tudo igual no placar. Aos 17 minutos, Farfán sofreu um pênalti e Yotún foi para a bola. Diante da pressão dos torcedores argentinos no Monumental, o volante acertou o travessão e não conseguiu empatar para os visitantes.

Depois disso, o jogo seguiu truncado no segundo tempo. Ambas as equipes continuaram concentradas no meio-campo e não tiveram muitas chances de mudar o placar que foi construído na primeira etapa. O resultado foi o suficiente para que Scaloni seguisse imbatível.

Resultados da 12ª rodada:

Bolívia (4) x (0) Paraguai
Colômbia (0) x (0) Equador

- Chile derrota lanterna Venezuela pelas eliminatórias da Copa do Mundo

O Chile venceu a lanterna Venezuela por 3 a 0  pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.

Jogando em casa, na capital Santiago, os gols dos chilenos foram marcados pelo meia Erick Pulgar (duas vezes, nos minutos 18 e 37) e pelo atacante Ben Brereton (73). 

Esta foi a segunda vitória consecutiva da equipe chilena, após superar o Paraguai por 2 a 0 no domingo passado, ocupando assim a sexta posição na classificação, com 13 pontos, três a menos que a quarta colocada Colômbia, que abre o grupo que garante vaga direta para o Mundial do Catar. Já os venezulanos estão em 10º, com apenas 7 unidades em 12 partidas pela competição classificatória para o Mundial do Catar no próximo ano.

Em novembro, as equipes voltam a campo pelas eliminatórias em duas rodadas, com o Chile pegando o Paraguai (dia 11) e o Equador (16), enquanto a seleção venezuelana tem pela frente os equatorianos e o Peru.

Nas eliminatórias sul-americanas, os quatro primeiros colocados garantem vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto o quinto lugar disputa um mata-mata (ida e volta) contra uma seleção de outro continente ainda não definido pela Fifa.

- São Paulo empata com Ceará na reestreia de Rogério Ceni

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Ceará, no estádio do Morumbi, na partida que marcou a reestreia do técnico Rogério Ceni pelo Tricolor.

Com o resultado na partida que encerrou a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo ficou na 13ª posição com 31 pontos. Já o Vozão é o 14º, com 30.

Sob o comando de Ceni, o Tricolor mostrou mais vontade desde o início, criando a primeira oportunidade clara com Igor Gomes no primeiro minuto. O tempo foi passando, e o São Paulo desperdiçando chances.

E, como diz o ditado, quem não faz leva. Aos 22 minutos o volante Fabinho aproveitou sobra de bola na entrada da área e pegou forte, de primeira, para marcar um belo gol para o Ceará.

Com a desvantagem no marcador, o time do Morumbi continuou pressionando em busca do gol, mas pecava demais nas finalizações. Assim, o empate veio apenas após o intervalo, aos 6 minutos, quando Luiz Otávio errou no corte da bola, que fico com Calleri, que bateu duas vezes para vencer o goleiro Richard. As oportunidades continuaram aparecendo de lado a lado, mas as duas equipes falharam nas finalizações, o que manteve o empate até o minuto final.

O São Paulo volta a jogar pelo Brasileiro na próxima segunda (18), quando faz clássico com o Corinthians. Um dia antes o Ceará recebe o Bragantino no Castelão.

Vitória na Arena Pantanal

Na outra partida do Brasileiro desta quarta o Cuiabá superou o Sport por 1 a 0, na Arena Pantanal, graças a gol de Elton, em cobrança de pênalti.

Com o triunfo o Dourado sobe para a 9ª posição com 34 pontos. Já a equipe pernambucana fecha a rodada na 18ª posição com 26 pontos. O Cuiabá volta a jogar pela competição no domingo (17), quando visita o Flamengo. No mesmo dia o Sport recebe o Santos.

Fonte: Agência Brasil - UOL