Saúde

Brasil registra 11,2 mil casos de covid-19 e 483 mortes, em 24 horas





O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde registra 11.250 novos diagnósticos de covid-19, em 24 horas. Com isso, sobe para 21.638.726 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país.

As mortes causadas pelo novo coronavírus ao longo da pandemia somam 603.152. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 483 novos óbitos.

O balanço também apontou 251.634 pacientes em acompanhamento e 20.783.940 recuperados da doença.

Estados

Os estados com mais mortes pela covid-19 são os seguintes: São Paulo (151.107), Rio de Janeiro (67.575) e Minas Gerais (55.180).

As unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.842), Amapá (1.988) e Roraima (2.016).

- População estará imunizada contra covid até o fim do ano, diz ministro

Queiroga participou do Dia D da Campanha de Multivacinação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que toda a população brasileira estará imunizada contra a covid-19 até o final deste ano. Queiroga participou, neste sábado, do lançamento do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, em São Luís. A iniciativa busca incentivar a imunização com 18 vacinas diferentes. O público-alvo são pessoas com até 15 anos.

Em relação à covid-19, Queiroga lembrou que o Brasil já ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo. O termo é usado para designar pessoas que receberam duas doses de imunizantes oferecidos no Brasil ou a dose única da vacina Janssen.

“Estamos nos preparando para sair da maior crise sanitária que a humanidade já enfrentou. Isso se deve ao esforço conjunto de todos nós. Tenho certeza de que haveremos de vencer, em breve, essa pandemia. Isso eu posso me comprometer com vocês porque eu sei que até o final do ano toda a população brasileira estará imunizada”, disse.

- Pesquisadores desenvolvem teste de covid-19 pela saliva e usando luz

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma nova tecnologia de teste para avaliar o diagnóstico de covid-19 pela saliva utilizando luz. A formulação foi feita por um grupo do Laboratório de Bioanalítica e Eletroquímica da instituição de ensino. Os estudiosos adotaram uma técnica denominada entre os especialistas de eletroquimioluminescência.

Segundo esta técnica, um sinal elétrico é aplicado na saliva de um paciente. Caso haja o vírus na saliva da pessoa, esse sinal produz uma reação química e mostra o resultado na forma de aparição de luz vermelha, apontando o diagnóstico. Se o aparelho utilizado não ascender, o diagnóstico é negativo.

De acordo com os pesquisadores, é possível obter o resultado do diagnóstico em até uma hora e ele tem precisão semelhante ao do teste laboratorial RT-PCR. O teste indica a presença ou não do vírus e a carga viral. Outra vantagem apontada pelos autores da pesquisa é a análise de 20 amostras ao mesmo tempo.

O dispositivo utilizado para o teste também pode ser conectado a um smartphone. Assim, ele “roda” sem a necessidade de um técnico especializado para comunicar o resultado do exame realizado.

Fonte: Agência Brasil