Saúde

Vacinação contra Covid-19 para 1ª, 2ª e 3ª dose nesta quinta-feira (28)





O imunizante atende os adolescentes, idosos e público em geral acima de 18 anos, conforme os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue com as ações de vacinação contra a Covid-19 em Macapá. Nesta quinta-feira (28) o imunizante atende adolescentes, idosos e público em geral acima de 18 anos aptos a receberem a primeira, segunda e terceira dose.

Confira abaixo horários e pontos de vacinação de cada público:

• Públicos nas Unidades Básicas de Saúde
1ª dose para o público em geral com mais de 18 anos
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
2ª dose para adolescentes com comorbidades que estão no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 45 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

Locais: UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte, UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro, UBS Rosa Moita, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 45 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

• Públicos nos pontos de drive-thru
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 15h:
Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Curiaú
Drive-thru Marabaixo

• Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 45 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 45 anos + com comorbidades.

• 3ª dose para profissionais da Saúde
Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15h

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:
UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte, UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro, UBS Rosa Moita, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público
Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

• Públicos nas UBSs Congós e Perpétuo Socorro
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
2ª dose de Pfizer para aqueles estão com o prazo de recebimento até 28/10
3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h. O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

As pessoas com 45 anos + com comorbidades deverão apresentar um laudo médico que comprove a sua condição e os adolescentes entre 12 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Confira outras notícias:

- Idosos recebem acompanhamento de serviços de saúde em casa

As ações são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que executam os atendimentos nos domicílios.

Por Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através das Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad), realizaram mais uma ação de serviços de saúde voltados para pacientes impossibilitados de locomoção. As ações são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que executam os atendimentos nos domicílios.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, os trabalhos desenvolvidos pelas equipes fortalecem as ações, possibilitando alcançar toda a população com os atendimentos básicos de saúde.

“Essas são demandas admissionais do Emad. Recebemos a solicitação e realizamos a avaliação dos pacientes para incluir nos atendimentos dos acamados até a sua estabilização, colaborando de certa forma com a redução de pacientes nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde”, destacou a secretária.

A ação desenvolvida pelas equipes colabora com as demandas de atenção domiciliar e fortalece a prestação dos atendimentos médicos no município. Para as famílias que recebem os serviços significa a aproximação do munícipe coma rede básica de saúde.

O idoso Francisco Araújo, 86 anos, é diabético e hipertenso e recebeu os atendimentos de saúde em sua residência no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá. Para Odiléia Pinheiro Cardoso, a preocupação com a saúde do avô ameniza ao receber os profissionais em casa.

“Acreditamos que esse atendimento veio para somar e melhorar a saúde do meu avô. Com a ajuda dos profissionais vamos poder cuidar dele com mais atenção. A equipe irá acompanhá-lo até sua melhora ”, explicou.

Para receber atendimentos de saúde em casa é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospital ou Unidades de Pronto Atendimento e Básicas de Saúde solicitem avaliação da equipe do Emad que atende a sua localidade.

A equipe vai até a residência fazer uma visita pré admissional que avalia se o paciente atende aos critérios para ser acompanhado pelo serviço. Se tiver critério, a equipe volta para fazer a admissão do paciente e abrir o prontuário para ser acompanhado até melhora do quadro.

- Profissionais promovem escuta sobre práticas de saúde a serem implantadas nas escolas de Macapá

Encontro permitiu tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa Saúde na Escola e a importância da execução dos trabalhos nas instituições de ensino do município.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

O Programa Saúde na Escola (PSE) faz parte da política intersetorial iniciada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC), contribuindo com a promoção, prevenção e cuidados através das ações executadas nas escolas como mecanismo de enfretamento às vulnerabilidades sociais, direcionado aos alunos da educação básica.

Durante o encontro os profissionais puderam tirar as dúvidas sobre o funcionamento do programa e qual o papel e a importância da execução desses trabalhos dentro das escolas.

“Essa foi uma reunião de construção para ouvir as demandas e saber de que forma podemos melhorar os trabalhos desenvolvidos e ainda compreender a importância do PSE, que busca proporcionar a qualidade de vida da população e contribuir na formação dos estudantes por meio de ações voltadas à saúde. Alinhar esse diálogo com os profissionais é fundamental”, destacou a coordenadora da Atenção Primária do município, Joelma Ribeiro Santos.

Para gerente do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas, que integra a Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Rai Nunes, o objetivo do encontro é integrar os seguimentos das secretarias do município de Macapá.

“A finalidade é trabalhar na construção de estratégias de fortalecimento do cuidado integral dos ciclos de vida. Precisamos que as equipes trabalhem intersetorialmente para que os serviços se percebam como corresponsável, assim podemos qualificar os cuidados dentro das diretrizes das políticas públicas”, detalhou.

Programa Saúde na Escola (PSE)
Objetiva integrar educação e saúde de forma permanente, proporcionando melhoria e qualidade de vida dos educandos. O PSE contribui ainda na formação integral dos estudantes através de ações construídas para o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento dos alunos da rede pública.

- Comandante da Guarda Civil de Macapá recebe moção de aplauso

A moção foi concedida pela deputada estadual Cristina Almeida e aconteceu nesta quarta-feira (27).

Por Cristiane Mareco - Guarda Civil Municipal de Macapá

Considerando a atuação institucional em prol da segurança da população, a comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Joeva Silva, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) uma moção de aplauso concedida pela deputada estadual Cristina Almeida.

A moção oferecida levou em conta o trabalho desempenhado pela GCMM e se estendeu a todos os guardas do município.

“É uma honra receber a moção de aplauso. É um momento de orgulho para toda a equipe da Guarda, em ver o reconhecimento do trabalho diário. Nosso objetivo é continuar nossas atividades com seriedade e empenho para garantir a segurança de todos”, destacou Joeva.

A comandante agradeceu ainda o prefeito de Macapá pelo reconhecimento profissional, se comprometendo a desempenhar um trabalho de excelência.

- Prefeitura transfere feriado de Dia do servidor para 1° de novembro

Transferência do feriado do Dia do Servidor Público para 1º de novembro

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

De acordo com o Decreto nº 5.600/2021, o feriado de 28 de outubro (Dia do Servidor Público) foi transferido para o dia 1º de novembro, véspera do Dia de Finados.

Estão mantidas as atividades essenciais no Município.

- Bioparque promove uma semana de meia-entrada para os visitantes

O ambiente fica a menos de 15 minutos do centro de Macapá, com acesso pela Rodovia Juscelino Kubitschek.

Por Aline Paiva - Fundação Bioparque da Amazônia

Não faltam paisagens deslumbrantes no Bioparque da Amazônia, um local de 107 hectares de florestas dentro da área urbana de Macapá. Os amantes de ecoturismo poderão se encantar com as belezas naturais da unidade pagando bem menos. De 27 a 31 de outubro, a meia-entrada no valor de R$ 5,00 estará disponível para todos os públicos.

A intenção é promover o turismo ecológico durante o feriado prolongado. O funcionamento será de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. Para entrar no espaço é obrigatório o uso de máscara, que deve ser usada durante todo o passeio do visitante.

“Pensamos em estender a meia-entrada até domingo, aproveitando o feriado do Dia Servidor Público para atrair as famílias. Queremos proporcionar momentos de lazer e alegria aos visitantes. Desta forma, as atrações de contemplação da natureza e o circuito aventura seguem mantidas”, destaca o diretor-presidente do Bioparque José Aranha Neto.

Confira as principais atrações:
Durante o passeio é possível conhecer as trilhas terrestres Guarda Parque, Ressaca, Sacaca, da Onça e do Pau-brasil. As crianças podem se divertir na Casa da Árvore, que foi construída a três metros do chão, além do Jardim Sensorial, que é um espaço acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.

Bosque do Quati
Localizado na trilha do Pau-Brasil, o Bosque do Quati é uma das novidades do Bioparque. O local possui uma área adaptada para os animais, que são conhecidos por sua cabeça triangular, nariz pontudo, pelagem avermelhada e cauda listrada em formato de anel.

Orquidário
O local conta com mais de 190 espécies de orquídeas e costuma ser um dos mais visitados, por refletir o colorido e aroma das plantas, que compõem a família Orchidaceae e apresentam variadas formas, tamanhos e perfumes.

Artesanato
O Bioparque possui também um espaço dedicado ao artesanato com barracas de madeira. O empreendimento feminino retrata os animais que habitam a unidade. Os visitantes podem levar para casa uma lembrança do parque, por meio dos produtos que refletem o colorido e a essência amazônica.

Circuito aventura
O circuito aventura conta com trilha suspensa, arborismo, parede de escalada e tirolesa. São mais de 300 metros que possibilitam a observação de aves e outros animais que vivem na copa das árvores.

Os preços do circuito são por trecho: Arborismo R$15,00; Parede de escalada R$ 20,00; Tirolesa R$ 20,00; Trilha suspensa R$ 20,00.

- CTMac e órgãos de segurança montam força-tarefa para implantação de novo sistema binário em Macapá

Parceria vai garantir mais segurança para os cidadãos durante o processo de transição no fluxo das vias. A conversão de sentidos acontece no sábado (30), às 14h.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa de segurança para garantir a fluidez do trânsito de forma segura no sábado (30), a partir da mudança do sistema de fluxo de veículos nas avenidas Padre Júlio e Cora de Carvalho. O encontro entre representantes dos órgãos.

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) alinhou com representantes da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Lei Seca, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar (BPRE/PM) e Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) o esquema de trabalho para a implantação do sistema binário.

A partir do alinhamento de frentes de trabalho é possível assegurar um melhor fluxo no tráfego de veículos, diminuindo riscos de acidentes e facilitando a conscientização sobre os novos sentidos das vias. Além disso, os órgãos de segurança estarão empenhados em auxiliar os agentes de trânsito e atuando no patrulhamento e organização das demandas da mudança.

O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, explica que no sábado os órgãos de segurança estarão focados na mudança das vias, realizando barreiras em pontos estratégicos, orientando e ajudando a população em geral.

Sistema Binário
A avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).

Para manter a população informada sobre o sistema binário, a CTMac tem realizado campanhas educativas em emissoras de TVs, rádios e redes sociais, além da distribuição de folders em toda a capital. Em caso de dúvidas e sugestões a companhia disponibiliza para a população o número (96)98100-0799.

- Semsa leva ações de saúde bucal às crianças acamadas de Macapá

O serviço odontológico é executado pelas Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliare Departamento de Saúde Bucal do Município.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde 

Durante os dias 26 e 27 de outubro a Prefeitura de Macapá leva atendimento de saúde bucal às crianças acamadas. A iniciativa garante que pacientes recebam os serviços de saúde em sua residência, facilitando também o acesso daqueles que não possuem transporte para ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A ação acontece em alusão ao Mês das Crianças, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Mobilização e Participação popular (Semmopp).

O serviço odontológico é executado pelas Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad) e Departamento de Saúde Bucal do Município.

“Nesses dois dias o Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura de Macapá vai levar atendimento odontológico para as casas de nossas crianças que são pacientes acompanhadas pelas Emads. É uma novidade que pretendemos ampliar para todos os nossos pacientes”, detalhou o coordenador municipal do Serviço de Atenção Domiciliar, Carlos Bruno.

Eliane Gemaque, mãe do Miqueias Gemaque, de 5 anos, conta que através do atendimento domiciliar das equipes de saúde do município, passou a aprender sobre os cuidados minuciosos que deve ter com o filho, pois durante as visitas nas residências os profissionais de saúde orientam os pais e responsáveis a respeito dos cuidados que devem ser mantidos durante o dia a dia das crianças.

“Essa orientação é importante e as equipes passam de forma detalhada todas as informações. Tenho dois filhos, um é especial e sempre encontrei dificuldade nos cuidados com a saúde dele, até conhecer esses profissionais”, comentou Eliane, que acrescenta ainda a felicidade em receber as equipes de saúde em casa é muito bom, até porque não tenho veículo e dependo do transporte público.  E com atendimento em casa não preciso me deslocar para uma UBS”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Macapá