Política

Bolsonaro se reúne com líderes mundiais em jantar na Itália





Encontro foi promovido pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, e contou com a presença de líderes da cúpula do G20

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu com líderes mundiais durante um jantar oficial promovido pelo presidente italiano, Sergio Mattarella em Roma, na Itália.

Também participaram do jantar o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França. De acordo com Guedes, o jantar serviu para “apresentar o Brasil mostrando a verdade”.

Em viagem ao continente europeu para cumprir agenda oficial, Bolsonaro participou pela manhã da primeira reunião da cúpula do G20, que teve como principais temas saúde e economia.

Bolsonaro já havia realizado uma reunião particular com o presidente italianopara discutir comércio e colaborações entre os dois países. “A Itália é um parceiro e defende a entrada do Brasil na OCDE”, disse o presidente brasileiro.

Neste domingo (31), Bolsonaro participa do segundo e último dia de cúpula do G20, que apresentará dois painéis sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Na segunda-feira (1), o presidente viaja para a cidade de Pádua, terra natal de seus bisavós, onde receberá o título de cidadão honorário.

Por fim, na próxima terça-feira (2) o presidente participa de uma cerimônia em memória dos pracinhas brasileiros falecidos na Segunda Guerra Mundial que será realizada na cidade de Pistoia.)

Líderes do G20 jogam moedas na icônica Fontana di Trevi, em Roma

Políticos visitaram a fonte depois de um passeio no centro histórico da cidade – e antes do início do segundo e último dia da cúpula na capital italiana

Líderes do G20 jogam moedas na icônica Fontana di Trevi, em RomaLíderes do G20 jogam moedas na icônica Fontana di Trevi, em Roma Jeff J Mitchell - 31.out.2021/Getty Images 

Líderes do G20 jogaram moedas na Fontana di Trevi, no centro de Roma, na manhã deste domingo (31), mantendo uma tradição para garantir o retorno à Cidade Eterna.

Os líderes visitaram a fonte, provavelmente a mais conhecida do mundo, depois de um passeio no centro histórico da cidade – e antes de iniciar o segundo e último dia de uma reunião das 20 maiores economias do mundo na capital italiana.

A fonte cobre toda a fachada do Palazzo Poli de Roma com suas estátuas alegóricas de Tritões guiando a carruagem do deus Oceanus ilustrando o tema da domesticação das águas.

Os líderes do G20 se reunirão para um segundo dia de negociações diante da difícil tarefa de superar suas diferenças sobre como combater o aquecimento global antes de uma cúpula crucial das Nações Unidas sobre mudança climática – a COP26.

O primeiro dia da cúpula de Roma, no sábado (30), primeiro encontro cara a cara dos líderes desde o início da pandemia de Covid-19, foi focado em saúde e economia.

Clima e o meio ambiente estão no centro da agenda deste domingo.

Fonte: CNN Brasil