Esporte

Atlético-MG afunda Grêmio e abre dez pontos na liderança do Brasileiro





O Atlético-MG superou o Grêmio por 2 a 1 em duelo atrasado da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 56 mil torcedores acompanharam o encontro no Mineirão, em Belo Horizonte, que teve 100% da ocupação liberada pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Líder da competição, o Galo foi a 62 pontos em 29 partidas, abrindo dez de vantagem para o Palmeiras (segundo colocado, também com 29 rodadas disputadas) e 12 para o Flamengo (terceiro, com dois jogos a menos). O Tricolor segue em situação difícil, na 19ª e penúltima posição, com 26 pontos, sete atrás do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Os gaúchos têm 28 duelos realizados, um a menos que os baianos.

Desesperado, o Grêmio se lançou ao ataque desde o começo. Miguel Borja ficou no quase três vezes nos primeiros dez minutos. O atacante balançou as redes aos dois, mas o lance foi invalidado pelo árbitro de vídeo (VAR), que detectou impedimento do colombiano. Aos nove, ele perdeu a chance frente a frente com o goleiro Everson. Na sequência, acertou o travessão. Se a fase tricolor é ruim, a do Atlético é exatamente o contrário. Aos 11 minutos, o meia Matías Zaracho recebeu do atacante Diego Costa e abriu o placar no Mineirão.

O duelo foi para o intervalo sem lances de maior perigo. Na volta para o segundo tempo, o Grêmio chegou, enfim, ao empate. Aos dez minutos, Borja rolou e Jaminton Campaz finalizou, deixando tudo igual. Quis o destino que, aos 26, o próprio meia tocasse a bola com o braço na área, em lance verificado pelo VAR, após cobrança de falta. O atacante Eduardo Vargas cobrou a penalidade e recolocou o Galo à frente. A partir daí, a equipe mineira controlou as ações e foi pouco ameaçada pelos gaúchos, cada vez mais próximos do rebaixamento.

Os times têm clássicos pela frente no fim de semana, pela 30ª rodada do Brasileiro. No sábado (6), às 19h (horário de Brasília), o Grêmio visita o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre. No domingo (7), o Atlético mede forças com o América-MG às 16h, novamente no Mineirão.

- Série B: Botafogo vê acesso mais perto e complica vida do Confiança

Botafogo, confiança, Série B, Brasileiro

O Botafogo deu outro passo rumo à Série A do Campeonato Brasileiro. O Glorioso superou o Confiança por 1 a 0 no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 33ª rodada da Série B e abriu oito pontos para o CSA, quinto colocado, com 15 pontos ainda em disputa nas cinco rodadas finais. O Alvinegro ocupa a vice-liderança com 59 pontos, dois atrás do Coritiba.

Na outra extremidade da tabela, o Dragão vive situação delicada. Os sergipanos estão na 19ª e penúltima posição com 31 pontos, sete a menos que o Brusque, 16º colocado e último time fora da zona de rebaixamento.

A partida foi de poucas emoções. No primeiro tempo, a oportunidade mais clara foi um chute cruzado do atacante Marco Antônio dentro da área aos 14 minutos, que o goleiro Rafael Santos defendeu. Na etapa final a rede enfim balançou. Aos 29 minutos, Warley cruzou pela direita e o também atacante Diego Gonçalves concluiu para o gol, decidindo a vitória a favor do Botafogo. Na melhor oportunidade do Confiança, aos 40, o lateral João Paulo acertou o travessão.

As duas equipes voltam a campo neste fim de semana. No sábado (6), o Dragão recebe o Brusque no Batistão, em Aracajú, às 19h (horário de Brasília), em confronto direto contra o rebaixamento. No domingo (7), o Botafogo tem pela frente o clássico com o Vasco, em São Januário, na capital fluminense, às 16h. Os duelos valem pela 34ª rodada da Série B.

- Série B: Coritiba derrota Operário por 3 a 1 no Couto Pereira

Luciano Castán, Waguininho e Léo Gamalho marcam para o Coxa

coritiba, operário, série b, brasileiro

O Coritiba derrotou o Operário por 3 a 1 no estádio Couto Pereira, e se manteve na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, com 61 pontos. Já o Fantasma ficou na 12ª posição com 41 pontos.

Após um primeiro tempo sem gols, o Coxa abriu o placar aos 2 minutos da etapa final, com o zagueiro Luciano Castán após cobrança de escanteio. O 2 a 0 veio 5 minutos depois, com Waguininho, após passe de Léo Gamalho.

Aos 11 minutos os papéis se inverteram, com Waguininho tocando para o artilheiro Léo Gamalho deixar o dele. Aos 18 minutos o Operário ainda descontou com Felipe Garcia. Porém, a vitória final ficou mesmo com os donos da casa.

O líder da Série B volta a entrar em campo sábado (6), quando visita o Náutico nos Aflitos. No mesmo dia o Operário recebe o Goiás.

Fonte: Agência Brasil