Esporte

GP de São Paulo: Hamilton bate Verstappen, e largará em 1º na Sprint Race





Pouco depois do primeiro treino livre, os pilotos voltaram para o Autódromo de Interlagos para definir o grid de largada da Sprint Race, corrida a qual definirá a largada oficial da corrida deste domingo (14).

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, será o primeiro colocado na corrida de amanhã. Com os melhores tempos do dia, o heptacampeão mostrou que a troca de motor foi positiva. Max Verstappen largará em segundo e a segunda fila é composta pelo finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o mexicano Sergio Pérez (RedBull).

Vale ressaltar que Lewis Hamilton largará com cinco posições a menos de sua colocação final. A punição foi aplicada pela FIA após a troca de motor feita pela Mercedes.

Os pilotos voltam às atividades amanhã às 12h30 (de Brasília), com o treino livre 2 e às 16h30 (de Brasília), com a Sprint Race. A corrida está marcada para domingo (14), às 14h (de Brasília).

Veja como ficou o grid de largada da Sprint Race do GP do Brasil

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º - Max Verstappen(HOL/Red Bull Racing)
3º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
4º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull Racing)
5º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
6º - Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
7º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
8º - Lando Norris (ING/McLaren)
9º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
10º -Fernando Alonso (ESP/Alpine)
11º - Esteban Occon (FRA/Alpine)
12º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
13º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
14º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
15º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
16º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
17º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
18º - George Russell (ING/Williams)
19º - Mick Schumacher (ALE/Haas)
20º - Nikita Mazepin(RUS/Haas)

Como foi o classificatório para a Sprint Race do GP do Brasil

Q1:

As primeiras voltas ficaram marcadas por uma disputa forte entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Em sua primeira volta, o piloto holandês conseguiu 1:09.329 e tomou a ponta. Mas, não demorou muito para que o heptacampeão da Mercedes voltasse a assumir o melhor tempo do final de semana com 1:08.824.

Ciente de que largará com cinco posições a menos pela troca de motor, Lewis cravou ainda mais o melhor tempo nos minutos finais do Q1, com 1:07.733. Max Verstappen terminou a primeira etapa em sexto lugar, atrás de Valtteri Bottas (Mercedes), Carlos Sainz (Ferrari), Charles Leclerc (Ferrari), e Sergio Perez (RedBull).

Os eliminados foram: Lance Stroll (CAN/Aston Martin), Nicholas Latifi(CAN/Williams), George Russell (ING/Williams), Mick Schumacher (ALE/Haas) e Nikita Mazepin(RUS/Haas).

Q2

No Q2, os pilotos demoraram um pouco para entrar na pista. Com o céu carregado de nuvens em Interlagos, Hamilton e Bottas abriram os trabalhos faltando cerca de 11 minutos para o final desta etapa.

A briga começou novamente com Max Verstappen. e Lewis Hamilton, mais uma vez o britânico da Mercedes levou a melhor e ficou na liderança com 1:08.386.

Os eliminados foram: Esteban Occon (FRA/Alpine), Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) e Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo).

Q3

Na última etapa do dia Hamilton não demorou quase nada para emplacar a melhor volta com 1:08.107. Na mesma volta, Verstappen ficou com o segundo lugar com +0.265.

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, será o primeiro colocado na corrida de amanhã. Com os melhores tempos do dia, o heptacampeão mostrou que a troca de motor foi positiva. Max Verstappen largará em segundo.

Treino Livre 1

O 1° treino livre do GP de São Paulo, evento que "abre as portas" para a corrida do Brasil deste domingo, teve certa tranquilidade e poucos incidentes - bandeiras amarelas e vermelhas, por exemplo, não chegaram a aparecer.

Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton (Mercedes) fez o melhor tempo da sessão, à frente de Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull. Valtteri Bottas, parceiro do heptacampeão, foi o 4°, e Pierre Gasly (AlphaTauri) fechou o top 5.

Ainda nos dez primeiros minutos da sessão, Hamilton reclamou de algumas ondulações do traçado de Interlagos - o britânico, aliás, vai trocar o motor de combustão para a prova e, portanto, perder cinco posições no grid de largada.

Até a metade da sessão, foram poucas emoções: com Verstappen garantindo o tempo mais rápido à frente do companheiro Pérez, os únicos destaques ficaram com Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Charles Leclerc (Ferrari), que escaparam de maneira leve da pista. Nenhum deles teve maiores problemas.

Como já é de praxe em Interlagos, a garoa deu as caras e ligou o sinal de alerta nos pilotos. Bottas e Esteban Ocon (Alpine) foram os primeiros a perceber os pingos e avisaram suas respectivas escuderias.

A Alpine, que além de Ocon tem Fernando Alonso, foi uma das equipes que melhor conseguiu se adaptar às condições da pista. Juntos, os dois ficaram à frente dos dois carros da McLaren.

Já na parte final do treino, com o término da garoa, Hamilton conseguiu superar Verstappen e anotou 1:09.050, tempo que foi 0,3 segundo melhor que o do holandês.