Esporte

Hamilton vence de ponta a ponta no Catar, com Alonso no pódio após 7 anos





Britânico controlou prova sem chance de ataque do rival Verstappen; Alonso, que chegou em terceiro, não completava uma corrida entre os três primeiros desde o GP da Hungria de 2014

Seguro e sem a ameaça de Max Verstappen, Lewis Hamilton administrou a vantagem da pole position para vencer o GP do Catar da Fórmula 1, neste domingo. O britânico se manteve na liderança nas 57 voltas; apesar do abandono de seu colega da equipe Valtteri Bottas, defendeu-se das tentativas de estratégias do rival holandês, que recebeu a bandeirada na segunda colocação após largar em sétimo. 

Chegando em terceiro, Fernando Alonso completa um fim de semana de destaque da Alpine, que andou nas primeiras colocações ao longo das sessões livres e na classificação da etapa, também com Esteban Ocon. O bicampeão quebra, também, um jejum de sete anos longe do pódio. 

Lewis Hamilton comemora sétima vitória no campeonato após triunfo do GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton comemora sétima vitória no campeonato após triunfo do GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images 

Bottas, juntamente com Verstappen, foi punido duas horas antes do começo da corrida com a perda de posições de largada, por não respeitar as bandeiras amarelas na classificação deste sábado. Ele, que caiu de sexto para 11º na largada e fazia uma corrida de recuperação importante para o campeonato de construtores, abandonou ao sofrer um furo no pneu médio por desgaste após 33 voltas, quando estava em terceiro lugar. 

Além do problema com Bottas, a dupla da WIlliams, George Russell e Nicholas Latifi, também sofreram com os pneus; mas ao contrário do finlandês, os dois pilotos estavam com compostos duros no momento em que os estouros ocorreram. A situação se assemelha aos incidentes no GP do Azerbaijão deste ano, quando Verstappen e Lance Stroll tiveram o mesmo problema e abandonaram. 

Lewis Hamilton no GP do Catar da F1 — Foto:  Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton no GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images 

A disputa neste domingo foi marcada também pelo protagonismo dos "coadjuvantes"; além de Bottas, Sergio Pérez, que largou em 11º, fez uma série de ultrapassagens ao longo da corrida em busca da última vaga no pódio até ser superado por Alonso, que também atravessou o grid depois de perder posições nos pit stops que fez. 

A corrida no estreante Circuito de Losail, que antes recebia apenas provas do Mundial de Motovelocidade, marcou o debute do GP do Catar na F1; ausente em 2022 por causa da Copa do Mundo, o país retorna para o calendário em 2023. 

O espanhol, que largou em terceiro por conta das punições antes do início da corrida, conquistou seu 98º pódio da carreira, o primeiro em sete anos; sua última chegada entre os três primeiros foi no GP da Hungria de 2014, quando ainda corrida pela Ferrari. 

Lewis Hamilton, Max Verstappen e Fernando Alonso no pódio do GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton, Max Verstappen e Fernando Alonso no pódio do GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images 

O resultado valeu para Hamilton sua sétima vitória em 2021 e a 102ª da carreira na F1. Com o triunfo, ele soma 343,5 pontos contra 351,5 de Verstappen, reduzindo a desvantagem sobre o rival na vice-liderança do campeonato de pilotos de 14 para oito pontos. A Mercedes segue líder no Mundial de Equipes com 546,5 pontos, mas viu a RBR diminuir a diferença para apenas cinco, anotando 541,5 tentos. 

A 21ª e penúltima etapa da temporada será o estreante GP da Arábia Saudita, no Circuito de Jeddah. O campeonato termina em 12 de dezembro com o GP de Abu Dhabi. 

Resultado do GP do Catar da F1 — Foto: F1

Resultado do GP do Catar da F1 — Foto: F1 

HAMILTON: "Foi uma corrida bastante direta no final, e foi um ótimo trabalho da equipe porque realmente precisávamos dos pontos hoje. Ter vitórias consecutivas é uma grande sensação e prepara-nos bem para as duas últimas corridas". 

 

VERSTAPPEN: "Felizmente tivemos uma boa largada. No final do dia, conseguir a volta mais rápida foi muito bom". 

 

ALONSO: "Já se passaram sete anos, mas finalmente chegamos lá! Estou muito feliz pela equipe. A equipe foi excelente e a confiabilidade do carro é excelente neste momento. Esperei tanto por isto e estou muito feliz!". 

 

Hamilton manteve a posição na ponta enquanto Fernando Alonso, em terceiro, colocou o carro de lado com Pierre Gasly pelo segundo lugar; o francês da AlphaTauri se defendeu ao cruzar a pista, passando por fora. Porém, não impediu a ultrapassagem do espanhol da Alpine nas curvas seguintes. Logo atrás, Verstappen ganhou de cara três posições ao passar Valtteri Bottas, Carlos Sainz e Lando Norris. 

Fórmula 1 GP do Catar largada — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Fórmula 1 GP do Catar largada — Foto: Mark Thompson/Getty Images 

De sétimo pra quarto, no entanto, o piloto da RBR estacionou atrás de Alonso; chegou a colocar o carro ao lado do bicampeão, mas levou uma fechada vindo por fora e tirou o pé, mantendo a posição. Partindo em sexto lugar ao lado do holandês, Bottas perdeu cinco posições e caiu para 11º. Esteban Ocon, antes na nona colocação, subiu para sexto lugar à frente de Sainz, que perdeu uma posição. 

1. Iniciando sua caça a Hamilton, Verstappen conseguiu ultrapassar Gasly na curva 3 com a asa móvel aberta, depois que o francês errou e saiu da pista na reta principal, na volta 4.  

2. Na volta 5, o holandês da RBR finalmente se aproxima do líder da prova ao ultrapassar Alonso, mas ainda está a 3s5 do rival Hamilton. 

3. Enquanto Hamilton na ponta já abre quase 6s de vantagem sobre Verstappen, o colega do holandês na RBR, Sergio Pérez, começa sua prova de recuperação; na volta 7, o mexicano ultrapassa Sainz e assume a sétima colocação após largar em 11º. O espanhol da Ferrari chegou a tomar a posição do rival, mas cedeu à nova tentativa do piloto da equipe austríaca. 

4. Bottas também tenta se recuperar da largada ruim e faz sua primeira ultrapassagem depois de receber uma mensagem motivacional do chefe Toto Wolff pelo rádio: o finlandês, que vinha em 11º, tentou superar Lance Stroll e Yuki Tsunoda ao mesmo tempo, mas o canadense já estava em vantagem e saiu na frente, chegando a sair do traçado. Ainda assim, o piloto da Mercedes passou o japonês da AlphaTauri e, na volta 10, deixou para trás o rival da Aston Martin com a asa aberta. 

5. Norris, que foi superado na largada por Verstappen, ultrapassou Gasly pouco antes da ida do francês para os boxes na volta 14 e assumiu a quarta colocação. O piloto da AlphaTauri, por sua vez, voltou para a pista em 17º. 

6. Hamilton já estava com 8s3 de vantagem sobre Verstappen quando, na volta 18, o holandês visitou os boxes para trocar os pneus médios pelos duros em um pit stop veloz de 2s2. Ele retornou para a pista em segundo lugar. No giro seguinte foi a vez do heptacampeão repetindo a estratégia do rival e voltando para a disputa ainda na liderança. Na 20ª volta, Pérez também visitou os boxes para substituir os compostos médios pelos duros, caindo de quarto para 12º lugar. 

7. Na volta 21, Bottas já aparecia atrás de Norris, separado por menos de 1s. Dois giros depois, o finlandês conseguiu fazer a ultrapassagem e aparecer pela primeira vez em quarto lugar. Com Alonso visitando os boxes logo depois, o piloto da Mercedes entrou no pódio provisoriamente enquanto o espanhol retornou para a pista em oitavo. 

8. Alonso, ao lado de Pérez, cerca Leclerc na disputa pela quinta colocação, com o espanhol ocupando o posto na volta 27. O mexicano da RBR conseguiu superar o piloto da Ferrari logo em seguida, surgindo em sexto. Duas voltas depois, Alonso notou a aproximação de Pérez em disputa pelo quarto lugar e jogou o carro para o lado mas viu o rival segui-lo para ultrapassar por fora. O bicampeão chegou a sair da pista ao tentar defender-se da manobra, porém, ficou para trás. 

9. Enquanto na frente, Verstappen reduzia a desvantagem para hamilton pra 6s8, Bottas protagonizou cenas dramáticas na volta 33 da corrida: seus pneus médios, com 33 voltas, furaram, danificando também o bico do carro. O finlandês chegou a sair da pista e passar pela caixa de brita, acionando temporariamente uma bandeira amarela, mas retornou para o traçado e arrastou o carro até os boxes, evitando a paralisação da prova. 

Depois de substituir os compostos pelo conjunto mais duro e trocar o bico de sua Mercedes, ele retornou para a corrida em 14º, abrindo caminho para Pérez e Alonso ocuparem a terceira e quarta colocações. 

10. Hamilton retomou o controle da prova e ampliou a vantagem sobre Verstappen, que visitou os boxes pela segunda vez na 42ª volta; adotando novamente pneus médios, o holandês voltou para a pista em segundo. Logo em seguida foi a vez de Pérez, repetindo a estratégia do companheiro de equipe e caindo de terceiro para sétimo. O líder da prova, por fim, parou também na volta seguinte, igualando a escolha dos adversários e retornando para a pista ainda em primeiro. 

11. Na volta 47, Pérez abre a asa e passa Ocon por fora, disputando a quinta colocação na curva 4. O francês ainda tentou devolver a manobra, com um toque leve entre os dois, mas o piloto da RBR passou à frente. 

12. Enquanto Bottas abandona a prova na volta 50, George Russell, da Williams, sofre com o mesmo problema que o finlandês - que ocupa na Mercedes o assento que será dele em 2022. O pneu duro dianteiro esquerdo do britânico, com 31 voltas, furou. 

Assim como Bottas, ele arrastou o carro até os boxes para fazer a troca e retornar pra disputa. Logo depois, o mesmo se deu com seu colega da Williams, Nicholas Latifi, que trouxe o carro para o fundo da caixa de brita, obrigando nas três voltas finais o acionamento do carro de segurança virtual (VSC). 

13. Verstappen aproveita a estabilidade da prova, nas voltas finais, e visita os boxes uma terceira vez, adotando pneus macios para garantir o ponto extra da volta mais rápida da corrida.

 

- F1: Hamilton cita corrida 'tranquila', e Verstappen valoriza 'pista legal'

Na briga pelo título da emocionante temporada da Fórmula 1, Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) reagiram de maneira diferente ao GP do Qatar, realizado hoje que terminou com vitória do britânico e com o holandês em 2°.

Nas entrevistas logo depois da prova, os dois pilotos abordaram as dificuldades encontradas no circuito de Losail, que recebeu uma prova da categoria pela 1ª vez na história.

"Queria agradecer a todos que estão presentes, é a primeira vez que estamos aqui. Foi uma corrida meio tranquila, sem grandes emoções, os pit stops foram perfeitos, a equipe está de parabéns. Quero muito ver o que aconteceu atrás de mim, acho que foram as zebras que danificaram os pneus", disse Hamilton, citando o fato de ter encontrado sujeira na pista em algumas ocasiões.

Isto ocorreu porque Valtteri Bottas (Mercedes), Nicholas Latifi (Williams) e George Russell (Williams) tiveram seus pneus dianteiros furados, causados pelas fortes zebras da pista.

Verstappen, por outro lado, optou por valorizar a "velocidade" do circuito e se mostrou confiante para as próximas duas etapas.

"Foi ótimo correr aqui, a pista é muito legal para pilotar pelo fato de ser rápida. A degradação do pneu não foi tão grande para mim. Me sinto bem e acho que vai ser uma dura batalha até o final", disse o holandês da Red Bull, em alusão à disputa com Hamilton.

Agora, Verstappen tem 351,5 pontos na tabela e teve sua vantagem encurtada por Hamilton, que alcançou 343,5.

Fonte: Globo Esporte - UOL