Esporte

Barcelona tem atuação apagada e sofre primeira derrota sob comando de Xavi





O Betis venceu o Barcelona neste sábado (4), pelo placar de 1 a 0, em pleno Camp Nou. Essa foi a primeira derrota do técnico Xavi, que assumiu a equipe catalã recentemente. O gol do jogo foi marcado por Juanmi, aos 33' do segundo tempo, após um bom contra-ataque.

O time do técnico Manuel Pellegrini, com o resultado, agora é o 3º colocado do Campeonato Espanhol, com 30 pontos. O Barcelona, com 23 e em 7º, está fora da zona de classificação para as competições europeias.

Coutinho começa inspirado, mas jogo é morno

O meio-campista brasileiro Philippe Coutinho começou a partida empolgado. Logo aos 4', ele aplicou um lençol e instantes depois deu uma caneta. Aos 6', arriscou o primeiro chute a gol, para fora, e aos 10' ele recebeu um bom cruzamento de Alba e mandou para o gol, obrigando Rui Silva a fazer uma boa defesa.

O primeiro tempo do jogo não teve muito brilho, com poucas chances para os dois lados.

Betis abre o placar, mas há impedimento

Logo no começo do segundo tempo, aos 6', o Betis teve a sua melhor chance. Juanmi entrou na grande área sozinho e desviou a bola para a rede após cruzamento, mas teve impedimento assinalado pela arbitragem.

O Barcelona teve uma boa oportunidade aos 15 minutos, com Dembelé. O francês dominou a bola pelo lado esquerdo, cortou para o meio e bateu colocado, mas a bola passou ao lado da trave.

Dembelé tenta resolver

Aos 29', Lenglet subiu mais alto do que todo mundo numa cobrança de escanteio e mandou nas mãos do goleiro. Nos dois lances seguintes, Dembelé tentou resolver.

Aos 30 e 31, o francês saiu driblando nos cantos da grande área e, da mesma forma, chutou em direção ao gol defendido por Rui Silva. A bola passou pertinho da trave nas duas vezes.

Betis abre o placar em jogadaça

O Betis estava quietinho, de olho no contra-ataque, e foi assim que a equipe subiu aos 33 minutos do segundo tempo. Canales chegou pela direita, cortou dois marcadores e rolou a bola para trás. Tello deu o passe extra para Juanmi, sozinho, que tocou com tranquilidade na saída de ter Stegen.

 

-Vinicius Junior marca, e Real Madrid vence a Real Sociedad fora de casa

 

Jovic substitui lesionado Benzema e também brilha, com um gol e uma assistência. Militão é outro destaque da partida

Com grandes atuações de Vinicius Junior, Jovic e Éder Militão, o Real Madrid derrotou a Real Sociedad por 2 a 0, fora de casa, e ampliou sua vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. O atacante brasileiro abriu o placar no início do segundo tempo, após tabela com o sérvio, autor do segundo gol. Na defesa, o zagueiro Éder Militão foi soberano, segurando a pressão do time da casa no primeiro tempo e nos minutos finais da partida.

 

Confira outros jogos:

Premier League

- Origi marca nos acréscimos, e Liverpool vence o Wolverhampton

Time visitante busca o gol até o fim em partida marcada por chance incrível perdida por Diogo Jota

O Liverpool insistiu até o final e foi recompensado pelo esforço. Com um gol de Origi aos 48 minutos do segundo tempo, os Reds venceram o Wolverhampton por 1 a 0 neste sábado, fora de casa, resultado que levou o time à liderança provisória do Campeonato Inglês. Para se manter na ponta, no entanto, será preciso que o Manchester City não vença o Watford em outra partida do dia pela 15ª rodada.

 

- West Ham faz grande jogo e vence líder Chelsea de virada em Londres

Time da casa fica atrás do placar duas vezes, mas põe fim a série invicta de oito jogos dos Blues, que podem cair até para a terceira posição na rodada. Thiago Silva deixa o dele

A 15ª rodada do Campeonato Inglês foi aberta com grande estilo por West Ham e Chelsea neste sábado. Jogando no Olímpico de Londres, a equipe comandada por David Moyes ficou atrás do placar duas vezes, mas conseguiu grande virada para vencer por 3 a 2 e colocar fim na série de oito jogos de invencibilidade dos líderes da competição. Thiago Silva, Lanzini, Mount, Bowen e Masuaku fizeram os gols da partida.

 

Série A Tim

Inter de Milão vence a Roma e encosta na liderança do Campeonato Italiano

A Inter de Milão conseguiu uma vitória importante neste sábado para seguir em busca da primeira colocação do Campeonato Italiano. Fora de casa, a equipe nerazzuri venceu a Roma pelo placar de 3 a 0 com gols de Çalhanoglu, Dzeko e Dumfries.

 

- Milan vence a Salernitana e assume liderança provisória do Italiano

Time rubro-negro torce por tropeço do Napoli também neste sábado para se manter na ponta

Com gols de Kessié e Saelemaekers, o Milan derrotou a Salernitana por 2 a 0 neste sábado, no San Siro, na abertura da 16ª rodada do Campeonato Italiano. O resultado levou o time rubro-negro aos 38 pontos, na liderança provisória da competição. 

 

Bundesliga

Com dois de Lewandowski, Bayern vence clássico com Dortmund e amplia vantagem

 

Em grande jogo, Haaland também deixa o seu, mas time bávaro leva a melhor, aproveita falhas de Hummels, conquista vitória por 3 a 2 e abre quatro pontos na liderança da Bundesliga

No duelo de dois dos maiores artilheiros da atualidade, só um sorriu no final neste sábado. Haaland e Lewandowski balançaram as redes, mas o polonês levou a melhor, fez dois gols, e o Bayern de Munique venceu o clássico com o Borussia em Dortmund por 3 a 2. Os bávaros abriram vantagem de quatro pontos para o rival na liderança da Bundesliga. E o seu camisa 9, segundo colocado na Bola de Ouro, chegou aos 16 gols em 14 jogos no torneio.

 

 

- Com quatro de Schick, Bayer Leverkusen aplica 7 a 1 no lanterna do Alemão; veja os gols

Atacante tcheco, um dos goleadores da Euro, assume a vice-liderança na artilharia da Bundesliga

Com quatro gols do tcheco Patrik Schick, o Bayer Leverkusen goleou o Greuther Fürth por 7 a 1 neste sábado, na BayArena, pela 14ª rodada do Campeonato Alemão. 

O resultado mantém o Leverkusen na terceira colocação, agora com 27 pontos. Já o adversário, que subiu este ano para a Bundesliga, é candidatíssimo a voltar à segunda divisão: tem apenas um ponto ganho, na última posição. 

Adli abriu o placar aos 12 minutos de jogo, Tapsoba ampliou aos 17, e Dudziak descontou para o Greuther Fürth aos 33. Antes do intervalo, aos 45, o Bayer chegou ao terceiro com Hincapié. 

No segundo tempo, quem deu as cartas foi Schick. Um dos artilheiros da última Eurocopa, com cinco gols, o tcheco construiu a goleada do Bayer marcando aos quatro, 24, 29 e 31 minutos. Com os quatro deste sábado, Schick agora é o vice-artilheiro do alemão, com 12 gols (veja abaixo todos os gols da partida). 

 

Ligue 1

- PSG marca nos acréscimos e escapa de derrota para o Lens no Francês

Wijnaldum comemora após marcar para o PSG contra o Lens pelo Campeonato Francês Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

O Paris Saint-Germain escapou de uma derrota nos acréscimos para o Lens, hoje (4), pelo Campeonato Francês. Graças a um gol de Wijnaldum aos 47 minutos do segundo tempo, o time da capital arrancou um empate por 1 a 1 em duelo de muita emoção válido pela 17ª rodada. Fofana, em um chute da intermediária, marcou para o Lens

O tropeço fora de casa não tem nenhuma interferência na tabela de classificação. A dois jogos do fim do primeiro turno, o PSG tem 42 pontos e lidera com folga de 13 pontos sobre o Olympique de Marselha, o segundo colocado. A campanha de 13 vitórias, três empates e uma derrota deixa o time da capital com 82,4% de aproveitamento.

O Lens, por sua vez, deixa escapar a possibilidade de dar um salto. A equipe chegou a 27 pontos e se mantém em quinto lugar, atrás ainda de Rennes e Nice. O próximo jogo da equipe será contra o Nantes, fora de casa, no dia 10. Já o PSG volta a atuar pelo francês no dia 12, em casa, diante do Monaco. Antes disso, encara o Brugge, também no Parc des Princes, em seu último jogo da primeira fase da Liga dos Campeões.

PSG sem estrelas

Respeitando o tradicional rodízio entre seus principais jogadores, o PSG começou a partida com seu artilheiro no banco de reservas. Mbappé, autor de 16 gols na temporada, ficou à espera de uma "oportunidade" para entrar em campo. Outro craque fora foi Neymar, que se recupera de uma lesão no tornozelo e só deve voltar a jogar em fevereiro. O ataque parisiense foi formado por Messi, Icardi e Di Maria.

Primeiro tempo do Lens

Mesmo sem viver um bom momento na temporada, com apenas dois pontos somados dos últimos nove disputados, o Lens dominou o primeiro tempo. Dá para dizer que o time da casa só não saiu na frente no placar por causa das intervenções de Navas. Foram 12 finalizações a gol, segundo os dados apurados pelo Footstats, obrigando o goleiro do PSG a fazer seis defesas.

PSG tem melhores chances

Embora estivesse mais acuado diante da pressão do Lens, o PSG não abriu mão de atacar e foi perigoso quando investiu contra o gol dos anfitriões. Isso, porém, aconteceu mais na reta final do primeiro tempo. Icardi foi o primeiro a testar o goleiro Leca, mas a melhor oportunidade esteve nos pés de Di Maria aos 46 minutos. O cruzamento de Hakimi encontrou o argentino, que bateu de primeira para nova intervenção do goleiro.

Messi e Navas falham em gol

O segundo tempo começou bastante aberto, com duas equipes procurando o gol. Mas foi o Lens quem balançou as redes aproveitando falha de dois dos seus jogadores mais experientes. Ao tentar sair jogando pelo meio-campo, a defesa do PSG mandou a bola para Messi, perto do círculo central. O argentino sofreu a antecipação de Medina e acabou desarmado. A bola girou e chegou a Fofana, que arriscou chute da intermediária. Navas tentou espalmar, mas a bola passou por baixo de seus braços e entrou no gol. Um frango aos 16 minutos!

Não estava fácil para o PSG

O PSG precisava do empate e já preparava a entrada de Mbappé, quando levou um susto. Em um contra-ataque bem tramado e puxado por Fofana, a bola chegou até David Costa na esquerda. Ele invadiu a área e deu um toque de pé direito com categoria, mas a bola se chocou contra a trave esquerda enquanto Navas apenas observou o lance.

Efeito Mbappé não é aproveitado

A entrada do camisa 7 tinha a expectativa de que o ataque do PSG ganharia muito em velocidade e oportunidades de gol. Mas nada disso se viu. Logo em se primeiro minuto em campo, Mbappé, de cabeça, obrigou Leca a fazer uma defesa após cruzamento de Messi. Nos últimos minutos, o veloz ainda arriscou um chute de longe que teve nova intervenção do goleiro.

PSG iguala tudo na persistência

O jogo não foi bom para o PSG. Mas a possibilidade de mexer com suas peças e mudar o rumo da partida graças aos seus craques transforma os resultados. E foi assim contra o Lens. A partida se caminhava para um triunfo dos anfitriões, se não fosse a pressão parisiense no fim. Aos 47 minutos, um cruzamento de Mbappé encontrou Wijnaldum livre e, com um cabeceio, o holandês acertou o ângulo direito para empatar. Aos 49 minutos, Messi ainda teve grande oportunidade para tentar a vitória em uma cobrança de falta da entrada da área, mas a bola foi por cima do gol.

Fonte: UOL - Globo Esporte