Política

Moro chama Lula de mentiroso e diz que a Lava Jato salvou a Petrobras





O pré-candidato à presidência Sérgio Moro  (Podemos) chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “mentiroso” e disse que a Lava Jato “salvou” a Petrobras. Segundo o ex-juiz, o que prejudicou a empresa e o país foi a “roubalheira durante o governo do PT”. As declarações foram feitas em vídeo publicado nas redes sociais nesta 4ª feira (15.dez.2021). 

O Moro rebateu a afirmação do petista de que ele e o ex-procurador Deltan Dallagnol são “chefes de quadrilha”, responsáveis pelos prejuízos econômicos ao Brasil.

“O objetivo [de Moro e Deltan], além de me tirar das eleições de 2018 como aconteceu, era também o de desmontar toda a estrutura da Petrobras, que era a empresa que mais fazia investimentos do Brasil. Tentaram acabar com a indústria de óleo e gás. Tentaram acabar com a regulamentação envolvendo o petróleo para o povo brasileiro e acabaram com a indústria de engenharia do país. Esse processo que me levou à prisão gerou 4 milhões e 400.000 desempregos no Brasil. Esse processo que me levou à prisão efetivamente gerou um prejuízo de investimentos de 272 bilhões de reais e fez com que os estados deixassem de arrecadar 58 bilhões de reais. Tudo isso já está provado e denunciado”, disse Lula.

Em resposta, Moro atribuiu o cenário negativo da Petrobras ao governo do petista. “Diretores que foram nomeados pelo ex-presidente Lula, estavam lá roubando dia após dia a empresa, arrecadando dinheiro para eles e para políticos enriquecerem ilicitamente, também para financiar partidos políticos. Como ex-presidente, não tem como explicar todos esses crimes, mensalão e petrolão, ele fica ali inventando histórias”. 

O ex-juiz citou também o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Lula até criou uma teoria da conspiração, dizendo que foram os Estados Unidos que criaram a Lava Jato. Isso é mentira. Quero ver ele falar isso para  presidente Biden que era o vice-presidente do Obama na época dos fatos. A verdade é uma só. O governo do PT teve os maiores escândalos de corrupção da história. A Petrobras quebrou. Mergulhou o país e uma recessão, com desemprego e fome. Nós até hoje não conseguimos nos recuperar totalmente da recessão gerada pelo governo do Partido dos Trabalhadores.”

Para Moro, a outra verdade é que a Lava Jato “salvou a Petrobras, impediu a roubalheira e que ela quebrasse”. “Não adianta ficar mentindo, não é com mentiras que os crimes havidos durante o governo do PT vão ser esquecidos ou perdoados”. 

Outras críticas

Em novembro, Moro já havia dito que o PT “quase quebrou a Petrobras”. Afirmou que os prejuízos com a corrupção e a má gestão da legenda ultrapassaram R$ 55 bilhões.

Segundo ele, a Lava Jato “livrou a empresa de um rombo ainda maior”. Moro se referiu ao PT como “negacionista da corrupção” e indagou se o partido nega os feitos a fim de fazer tudo de novo.

Antes disso, Moro disse que a Petrobras foi “saqueada” durante os governos do PT.

Em seguida, a deputada Gleisi Hoffmann (PR) rebateu a fala: “Ah, então tá bom Moro, saqueamos a Petrobras e conseguimos deixar a gasolina mais barata? Que matemática é essa sua? Explique o que acontece agora, depois que entregou a empresa para os americanos. Isso é saque na Petrobras e no bolso do povo!”.

Fonte: Poder360