Política

Deputados denunciam Bolsonaro por prevaricação e incitação ao crime





A deputada Tabata Amaral (PSB-SP), junto ao senador Alessandro Vieira(Cidadania-SE) e ao secretário de educação do Rio de Janeiro Renan Carneiro protocolaram no Supremo Tribunal Federal uma notícia crime contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da saúde Marcelo Queiroga. A ação denuncia o crime de prevaricação por parte dos dois membros do Executivo quanto à vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19.

A vacinação de crianças foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16. Jair Bolsonaro, porém, logo em seguida se manifestou contra a distribuição de imunizantes a esta faixa etária, e solicitou à Anvisa que fossem divulgados os nomes dos pesquisadores envolvidos. A postura do presidente foi endossada pelo ministro da saúde, que afirmou ser necessária a assinatura dos pais e receita médica para crianças serem vacinadas.

 

No entendimento dos signatários da ação, a postura do governo representa tentativa de atrasar a campanha de vacinação e um atentado às vidas dos servidores da Anvisa, que passaram a receber ameaças em função dos pronunciamentos do presidente. Tais práticas passam a configurar como crime de prevaricação.

Confira a seguir a íntegra da notícia-crime:

Paralelamente, uma outra notícia-crime (íntegra) foi protocolada contra o presidente, desta vez pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Ele denuncia o presidente por incitação ao crime, considerando Bolsonaro como principal responsável pelas ameaças sofridas pelos servidores da Anvisa. Desde o pronunciamento do presidente atacando a agência, ao menos 150 e-mails com ameaças de morte foram enviados aos funcionários.

 

Confira outras notícias 

- Hackers que invadiram Ministério de Saúde atacam Correios

O grupo de hackers LAPS$US –o mesmo que hackeou os sistemas do Ministério da Saúde no começo do mês– informou em seu canal no Telegram nesta 5ª feira (23.dez.2021) que invadiu os sistemas dos Correios.

 

“Anunciamos um ataque cibernético contra o Correios.com.br. Os serviços estão atualmente offline! Mais informações em breve”, diz mensagem enviada ao canal do Telegram do LAPS$US às 2h da manhã.

Poder360 entrou em contato com os Correios. A assessoria de imprensa informou que a estatal está “buscando informações”.  A reportagem também questionou se o possível ataque cibernético pode impactar entregas na semana do Natal. A resposta será incluída neste texto.

Ataque hacker 

Os sites e os aplicativos do Ministério da Saúde sofreram um ataque hacker na madrugada de 6ª feira (10.dez.2021). Ao tentar acessá-los, uma mensagem assinada pelo Lapsus$ Group informava que “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos” e orientava contato para resgate.

Além da página principal do ministério (saude.gov.br), outros portais como o ConecteSUS (conectesus.saude.gov.br) e o Portal Covid (covid.saude.gov.br) também saíram do ar, inclusive os aplicativos para celular.

Até esta 5ª feira (23.dez.2021), os sistemas não estavam completamente restabelecidos.

 

Fonte: Congresso em Foco - Poder360