Política

Líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, morre aos 65 anos





O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu nesta 3ª feira (11.jan.2022), aos 65 anos. Estava internado em um hospital na Itália há duas semanas com disfunção do sistema imunológico, segundo seu porta-voz, Roberto Cuillo.

O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu à 1h15 da manhã do dia 11 de janeiro [21h15 do dia 10 em Brasília] no hospital de Aviano, Itália, onde se encontrava hospitalizado. A data e o local do funeral serão comunicados nas próximas horas”, escreveu Cuillo no Twitter.

Horas antes de anunciar a morte, o porta-voz havia informado a hospitalização e a suspensão de atividades oficiais.

Em setembro de 2021, Sassoli teve uma pneumonia. Na ocasião, se ausentou das atividades no Parlamento Europeu por 2 meses.

David-Maria Sassoli nasceu em 30 de maio de 1956, em Florença, na Itália. É formado em Ciência Política pela Universidade de sua terra natal.

Foi jornalista e apresentador de telejornal. Deputado europeu desde 2009, tornou-se presidente do Parlamento em 2019. Seu mandato terminaria neste mês.

Em novembro, o parlamentar italiano recebeu apoio dos seus aliados para se candidatar à reeleição, mas o seu estado de saúde impossibilitou.

O italiano foi eleito mediante um acordo para distribuir a chefia dos principais cargos da UE (União Europeia) entre as 3 maiores coalizões do bloco. Por isso, Ursula von der Leyen, da direita, foi nomeada presidente da Comissão Europeia e Charles Michel, liberal de centro, ficou com o Conselho Europeu.

A eleição para a escolha de um sucessor já está agendada para 18 de janeiro. A Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas, grupo do qual Sassoli fazia parte, não lançou um candidato. A maltesa Roberta Metsola, do PEE (Partido Popular Europeu), é a favorita.

Também pelo Twitter, a presidente da Comissão Europeia lamentou a morte do italiano. “Estou profundamente triste pela terrível perda de um grande europeu e um italiano orgulhoso”, escreveu von der Leyen. “David Sassoli foi um jornalista compassivo, um excelente presidente do Parlamento Europeu e, acima de tudo, um querido amigo. Os meus pensamentos estão com a sua família. Descanse em paz, caro David”, acrescentou.

 

Confira outras notícias 

- Coreia do Norte lança novo míssil balístico

A Coreia do Norte disparou míssil balístico em seu mar oriental, segundo lançamento em uma semana, informaram as Forças Armadas da Coreia do Sul e do Japão.

Os lançamentos deste mês seguem uma série de testes de armas em 2021, o que mostra como a Coreia do Norte continua a expandir a capacidade militar durante bloqueio pandêmico autoimposto e conversações nucleares estagnadas com os Estados Unidos.

Os chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disseram que a Coreia do Norte provavelmente disparou um único míssil balístico, de uma área interior para o seu mar oriental, e que as Forças Armadas sul-coreanas e norte-americanas analisam o lançamento.

Na última quarta-feira (5), a agência oficial norte-coreana KCNA informou que o país fez teste de míssil hipersônico, o primeiro desse tipo realizado este ano.

O míssil transportava uma "ogiva hipersônica", que "atingiu com precisão um alvo a 700 quilômetros de distância".

Foi a segunda vez que a Coreia do Norte faz o lançamento de míssil hipersônico, uma arma sofisticada que indica os avanços da indústria de defesa de Pyongyang.

Armas hipersônicas geralmente voam em direção a alvos em altitudes mais baixas do que os mísseis balísticos e podem atingir mais de cinco vezes a velocidade do som – cerca de 6,2 mil quilômetros por hora.

Fonte: Poder360 - Agência Brasil