Esporte

Real Madrid vence Bilbao e é campeão da Supercopa da Espanha pela 12ª vez





Modric e Benzema marcam, Rodrygo dá assistência, Militão é expulso e Courtois pega pênalti. Marcelo entra para alcançar recorde e levantar a taça na Arábia Saudita

Hala Madrid!

A Supercopa da Espanha é merengue pela 12ª vez! Neste domingo, em Riad, capital da Arábia Saudita, o Real Madrid venceu o Athletic Bilbao por 2 a 0 e conquistou o título da edição 2022 do torneio. Modric marcou no primeiro tempo após assistência de Rodrygo, e Benzema deu números finais cobrando pênalti na segunda etapa. Éder Militão cometeu penalidade ao tocar a bola com o braço na pequena área e foi expulso perto do fim, mas Courtois defendeu cobrança de Raúl Garcia - com o pé esquerdo, à la Victor na Libertadores 2013 - e garantiu tranquilidade ao time comandado por Carlo Ancelotti.

Marcelo ergue a taça de campeão da Supercopa da Espanha para o Real Madrid

Marcelo ergue a taça de campeão da Supercopa da Espanha para o Real Madrid (Foto: REUTERS/Albert Gea)

Jogadores do Real Madrid posam com o troféu da Supercopa da Espanha

Jogadores do Real Madrid posam com o troféu da Supercopa da Espanha (Foto: REUTERS/Ahmed Yosri)

Os campeões

O Real Madrid agora está a um título do Barcelona, maior campeão da história da Supercopa. Antes, o time merengue venceu em 1988, 1989, 1990, 1993, 1997, 2001, 2003, 2008, 2012, 2017 e 2020. O Bilbao levantou a taça três vezes, a última delas em 2021.

O recorde de Marcelo

O lateral-esquerdo saiu do banco aos 40 minutos do segundo tempo para substituir Vini Jr e pegar a braçadeira de capitão que estava com Karim Benzema. A taça levantada foi a 23ª conquistada por ele com a camisa do Real Madrid, igualando recorde de Francisco Gento. Sergio Ramos, com 22 títulos, fecha o pódio do ranking histórico.

Pênalti cometido por Militão aconteceu logo depois da entrada de Marcelo

Pênalti cometido por Militão aconteceu logo depois da entrada de Marcelo (Foto: REUTERS/Ahmed Yosri)

Momento-chave

Logo após a entrada de Marcelo, o Bilbao teve ótima chance para diminuir e colocar fogo no jogo. Em cruzamento pela esquerda, Raúl Garcia cabeceou na direção do gol e a bola tocou no braço de Militão. Depois de revisão no monitor do VAR, o árbitro assinalou pênalti e expulsou o zagueiro. O próprio Raúl Garcia bateu no meio do gol e viu Courtois defender e evitar que o time basco pressionasse pelo empate com um jogador a mais.

Courtois defende cobrança de Raúl Garcia - Athletic Bilbao x Real Madrid

Courtois defende cobrança de Raúl Garcia - Athletic Bilbao x Real Madrid (Foto: REUTERS/Albert Gea)

Melhor em campo

Modric, que abriu o placar com bonito chute no ângulo após jogada de Rodrygo, aos 37 minutos da primeira etapa, ficou com o prêmio. O camisa 10 recebeu troféu e uma caricatura como homenagem.

Modric comemora gol do Real Madrid sobre o Athletic Bilbao

Modric comemora gol do Real Madrid sobre o Athletic Bilbao (Foto: REUTERS/Albert Gea)

Próximos compromissos

As equipes voltam a campo no meio de semana pela Copa do Rei. Na quinta-feira, o Bilbao recebe o Barcelona, enquanto o Real Madrid visita o Elche.

 

Fonte: Globo Esporte