Política

Bolsonaro critica Globo e volta a culpar governadores por inflação





O presidente Jair Bolsonaro voltou a culpar os governadores pela alta dos preços, especialmente dos combustíveis. Também acusou a Rede Globo de atribuir a inflação dos Estados Unidos à pandemia –mas a do Brasil, a ele.

Em uma série de mensagens publicadas em uma rede social, Bolsonaro afirmou que o governo federal adotou medidas para combater os impactos da covid-19 na economia. Ele citou como exemplos o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o Auxílio Emergencial.

“A Globo atribui a inflação nos Estados Unidos à pandemia (só na gasolina: 49%). Já no Brasil ela culpa diariamente o Presidente”, escreveu.

Bolsonaro também afirmou que o Executivo congelou os impostos federais sobre a gasolina e diesel desde janeiro de 2019. O alívio fiscal, porém, deu-se em março de 2021, quando o governo zerou temporariamente alíquota de PIS-Cofins sobre o óleo diesel e sem prazo para o gás de cozinha. De janeiro a novembro de 2021, o outro tributo federal incidente sobre os combustíveis, a Cide, arrecadou R$ 1,7 bilhão.

O mandatário, no entanto, disse lamentar que alguns governadores tenham aumentado o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de produtos, dentre eles, os combustíveis. Ele citou como exemplo o governo de São Paulo, comandado por João Doria (PSDB). Os dois deverão se enfrentar nas eleições presidenciais deste ano.

Os Estados, porém, congelaram o ICMS dos combustíveis por 3 meses. Em outubro, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a manutenção do valor do PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final), que serve de base de cálculo do ICMS cobrado sobre os insumos.

Nesta 6ª feira (14.jan.2022), os governadores decidiram encerrar o congelamento a partir de fevereiro. A decisão foi tomada em reunião do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal).

Apesar das críticas aos governadores, Bolsonaro comemorou que o país teve saldo de 3 milhões de novos empregos  com carteira assinada em 2021. “Nosso sofrimento na economia foi um dos menores no mundo”, disse.

“Mesmo com as medidas de lockdown determinadas pelos governadores, obrigando a todos ficarem em casa, o Brasil terminou 2021 com um saldo de 3 milhões de novos empregos criados com carteira assinada”, completou.

 

 

Confira outras notícias 

Bolsonaro dribla segurança do Alvorada e anda de moto por Brasília

Presidente esteve na Esplanada e na via L4, na região central da capital federal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) driblou a segurança do Palácio da Alvorada e saiu para passear de moto em Brasília.

Bolsonaro deixou o local por volta de 15h45. Voltou às 18h e não falou com os jornalistas. O presidente não avisou sobre sua saída à equipe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo ministro Augusto Heleno.

A pedidos do presidente, um funcionário abriu o portão de entrada do Palácio. Outros guardas que fazem a segurança de Bolsonaro saíram para tentar seguir o presidente. Ele foi avistado pilotando na Esplanada dos Ministérios.

Às 16h, o comboio que faz a segurança do presidente saiu da Alvorada junto com uma ambulância que anda com Bolsonaro em eventuais saídas públicas.

Sem máscara, tirou foto com moradores da RCG (Regimento de Cavalaria de Guarda), localizado perto do SAAN (Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte), em Brasília.

Fonte: Poder360