Cultura

O Papa: a comunhão dos santos mantém unida a comunidade de fiéis na terra e no Céu





"A comunhão dos Santos é a Igreja". Isso significa que a Igreja "é a comunidade dos pecadores salvos. Ninguém pode ser excluído da Igreja, somos todos pecadores salvos", disse Francisco na Audiência Geral.

Mariangela Jaguraba - Vatican News

"São José e a comunhão dos santos" foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral, desta quarta-feira (02/02), realizada na Sala Paulo VI.

Francisco concentrou-se neste "importante artigo de fé que pode enriquecer a nossa vida cristã e também moldar da melhor maneira a nossa relação com os santos e com os nossos entes queridos falecidos".

Mesmo quando confiamos plenamente na intercessão de um santo, ou ainda mais na Virgem Maria, a nossa confiança só tem valor em relação a Cristo. O vínculo que nos une a Ele e entre nós tem um nome específico: “comunhão dos santos”. Não são os santos que fazem milagres, mas apenas a graça de Deus que atua através deles. Os milagres são feitos por Deus, pela graça de Deus que age através de uma pessoa santa, uma pessoa justa. Isso deve ser claro. Tem gente que diz: "Eu não acredito em Deus, mas acredito neste santo". Não, está errado. O santo é um intercessor, aquele que intercede por nós e o Senhor nos dá a graça por meio do Santo.".

Então, o que significa a “comunhão dos santos”? Perguntou o Papa. "A comunhão dos Santos é a Igreja". Isso significa que a Igreja "é a comunidade dos pecadores salvos. Ninguém pode ser excluído da Igreja, somos todos pecadores salvos.  A nossa santidade é o fruto do amor de Deus manifestado em Cristo, que nos santifica amando-nos na nossa miséria e salvando-nos dela. Graças a Ele formamos sempre um só corpo, diz São Paulo, no qual Jesus é a cabeça e nós somos os membros".

Amados irmãos e irmãs, a alegria e a tristeza que atingem a minha vida dizem respeito a todos, assim como a alegria e a tristeza que atingem a vida do irmão e da irmã ao nosso lado também dizem respeito a mim. Não posso ficar indiferente aos outros, porque somos todos num só corpo, em comunhão. Neste sentido, o pecado de uma pessoa atinge sempre a todos, e o amor de cada pessoa atinge a todos. Em virtude da comunhão dos santos, desta união, cada membro da Igreja está ligado a mim de uma forma profunda, e este vínculo é tão forte que não pode ser interrompido nem mesmo pela morte. Com efeito, a comunhão dos santos não diz respeito apenas aos irmãos e irmãs que estão ao meu lado neste momento da história, mas também àqueles que concluíram a sua peregrinação terrena e atravessaram o limiar da morte. Eles também estão em comunhão conosco. Em Cristo ninguém pode realmente nos separar daqueles que amamos porque o vínculo é um vínculo existencial, um vínculo forte que está em nossa própria natureza; só muda a forma como estamos juntos, mas nada e ninguém pode quebrar esse vínculo. A comunhão dos santos mantém unida a comunidade de fiéis na terra e no Céu.

"Neste sentido, a relação de amizade que posso construir com um irmão ou irmã ao meu lado, também a posso estabelecer com um irmão ou irmã no Céu. Os santos são amigos com quem muito frequentemente estabelecemos relações de amizade", disse o Papa, acrescentando:

Aquilo que chamamos devoção a um santo, sou devoto deste santo, desta santa, aquilo que chamamos de devoção é na verdade uma forma de expressar o amor a partir deste mesmo vínculo que nos une. Na vida cotidiana pode-se dizer: "Mas, essa pessoa tem muita devoção aos seus velhos pais": não, é uma forma de amor, uma expressão de amor. Todos sabemos que podemos sempre recorrer a um amigo, especialmente quando estamos em dificuldade e precisamos de ajuda. Todos precisamos de amigos; todos precisamos de relações significativas para nos ajudar a enfrentar a vida. Também Jesus tinha os seus amigos, e recorreu a eles nos momentos mais decisivos da sua experiência humana.

A propósito de amizade, Deus confiou a José "as coisas mais preciosas que Ele tem: o seu Filho Jesus e a Virgem Maria. Graças à comunhão dos santos que nos sentimos próximos dos Santos e Santas que são nossos padroeiros. Esta é a confiança que nos deve animar sempre a recorrer a eles em momentos decisivos de nossa vida".

Francisco concluiu, dizendo que "a devoção aos santos não é uma coisa mágica, não é uma superstição. É simplesmente falar com um irmão, uma irmã que está diante de Deus, que viveu uma vida justa, uma vida santa, uma vida modelo, e agora está diante de Deus. Eu falo com este irmão, com esta irmã e peço sua intercessão pelas necessidades que tenho".

 

- O Papa aos atletas: o esporte inclusivo é a verdadeira medalha de ouro

Faltando poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim, Francisco destaca a importância das várias disciplinas competitivas para tornar o mundo unido e aberto: dos atletas com deficiência um exemplo para superar preconceitos e medos e das histórias de atletas refugiados o incentivo a não deixar ninguém para trás.

Michele Raviart/Mariangela Jaguraba – Vatican News

O verdadeiro sucesso do esporte é quando cria uma sociedade mais aberta e inclusiva, tornando os atletas, sobretudo os atletas paraolímpicos e refugiados, verdadeiros construtores da paz. Este foi o desejo expresso pelo Papa Francisco no final da Audiência Geral, desta quarta-feira (02/02), ao saudar os participantes dos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno, que se realizarão em Pequim a partir de 4 de fevereiro e 4 de março, respectivamente.

Construir pontes de amizade e solidariedade

"Desejo aos organizadores o melhor sucesso e aos atletas que deem o melhor de si", disse o Pontífice, destacando que "o esporte, com sua linguagem universal, pode construir pontes de amizade e solidariedade entre pessoas e povos de todas as culturas e religiões". "Juntos" é a palavra-chave para interpretar este evento e neste sentido Francisco aprecia a decisão do Comitê Olímpico Internacional de acrescentar ao lema tradicional "Citius, Altius, Fortius" (mais veloz, mais alto, mais forte) a palavra "Communiter", "juntos". Este é o objetivo: fazer "crescer um mundo mais fraterno. Juntos", reiterou o Papa.

A medalha de ouro da hospitalidade

O olhar de Francisco se volta para todo o mundo paraolímpico. "O exemplo dos atletas com deficiência ajudará a todos a superar preconceitos e medos e a tornar nossas comunidades mais acolhedoras e inclusivas: esta é a verdadeira medalha de ouro." Atenção e emoção também são reservadas às histórias pessoais dos atletas refugiados. "Que seus testemunhos ajudem a encorajar as sociedades civis a se abrirem com mais confiança a todos, não deixando ninguém para trás", recordou o Papa, desejando que todos vivam "uma experiência única de fraternidade humana e de paz".

 

- Papa aos Institutos Seculares: a fraternidade derrota o vírus do individualismo

“Sejam um fermento de verdade, bondade e beleza. E sejam o sal que dá sabor, porque sem sabor, desejo e maravilha, a vida permanece insípida e as iniciativas permanecem estéreis”. Palavras do Papa Francisco à presidente da Conferência Mundial dos Institutos Seculares

Jane Nogara - Vatican News

No Dia da Vida Consagrada (02/02) o Papa Francisco enviou uma carta à sra. Jolanta Szpilarewicz presidente da Conferência Mundial dos Institutos Seculares recordando o 75° aniversário da Constituição Apostólica Provida Mater Eclesia. Na Constituição Provida Mater Ecclesia, escreveu Francisco, Pio XII “reconheceu a forma de testemunho que, especialmente desde as primeiras décadas do século passado, estava se espalhando entre católicos leigos particularmente comprometidos”. E um ano depois, em 12 de março de 1948 com o Motu próprio Primo feliciter, “o mesmo Pontífice acrescentou uma importante chave interpretativa: em comparação com Provida Mater, que indicava vocês simplesmente como "Institutos", o motu proprio acrescentava que a identidade específica de seu carisma provinha da secularidade, definida como a "razão de ser" dos próprios Institutos (Primo feliciter, 5). Isto deu plena legitimidade a esta forma vocacional de consagração no século.

Caminho de santificação do homem

Depois da recordação histórica o Papa fez um convite: “Sejam animados, caros membros dos Institutos Seculares, pelo desejo de viver uma ‘santa secularidade’, porque vocês são uma instituição leiga. São um dos carismas mais antigos e a Igreja precisará sempre de vocês". Mas a sua consagração - recorda - não deve ser confundida com a vida religiosa. É o batismo que constitui a primeira e mais radical forma de consagração” reiterando, “o batismo é a fonte de toda a forma de consagração”. “Por outro lado – continuou Francisco - os votos são o selo do seu compromisso com o Reino. E é precisamente esta dedicação indivisível ao Reino que lhes permite revelar a vocação original do mundo, o seu estar a serviço do caminho de santificação do homem. A natureza específica do carisma dos Institutos Seculares os chama a serem radicais e ao mesmo tempo livres e criativos para receber do Espírito Santo a forma mais apropriada de viver seu testemunho cristão. Vocês são institutos, mas nunca se institucionalizem!”.

Semente e fermento

O Papa continuou sua carta afirmando ainda: “A secularidade, seu traço distintivo, indica uma forma evangélica precisa de estar presente na Igreja e no mundo: como uma semente, um fermento”. Explicando: “A semente é a premissa da vida, o fermento é o ingrediente essencial para que o pão seja perfumado. Convido, portanto, a aprofundar o significado e o modo de sua presença no mundo e a renovar em sua consagração a beleza e o desejo de participar da transfiguração da realidade”.

Passo sucessivo

Neste ponto o Papa convida: “Há um novo passo a ser dado. Originariamente, vocês escolheram "sair das sacristias" para levar Jesus ao mundo. Hoje o movimento de sair deve ser completado por um compromisso de tornar o mundo presente (não a mundanização!) na Igreja”. "Vocês viveram muitas mudanças com antecedência. Mas sua experiência ainda não enriqueceu suficientemente a Igreja. O movimento de profecia que vocês hoje são chamados é o próximo passo depois daquele que os viu nascer. Isto não significa voltar à sacristia, mas ser ‘antenas receptivas, que transmitem mensagens’”.

É tempo de testemunhar

Francisco escreveu ainda que na encíclica Fratelli tutti, “lembrei que a degradação social e ecológica em que o mundo se encontra hoje é também uma consequência de uma forma inadequada de viver a religiosidade”. Sugerindo: “Penso em vocês como um antídoto para isto. A secularidade consagrada é um sinal profético que exorta a revelar com a vida mais do que as palavras o amor do Pai, para mostrá-lo diariamente nas estradas do mundo. Hoje não é tempo de discursos persuasivos e convincentes; é sobretudo tempo de testemunhar porque, enquanto a apologia divide, a beleza da vida atrai. Sejam testemunhas que atraem!”.

Sejam o fermento e o sal da vida

Por fim Francisco afirma ainda: “A secularidade consagrada é chamada a colocar em prática as imagens evangélicas do fermento e do sal. Sejam um fermento de verdade, bondade e beleza, fermentando comunhão com os irmãos e irmãs ao seu redor, pois somente através da fraternidade o vírus do individualismo pode ser derrotado. E sejam o sal que dá sabor, porque sem sabor, desejo e maravilha, a vida permanece insípida e as iniciativas permanecem estéreis”.

Fonte: Vatican News