Cultura

Papa à Segurança Pública junto ao Vaticano: precioso trabalho de proteção





“Com seu trabalho, vocês permitem a realização de muitos encontros aqui onde o Senhor está no centro”. Palavras de agradecimento do Papa aos membros da Inspetoria de Segurança Pública que trabalham junto ao Vaticano recebidos nesta quinta-feira (03)

Fonte: Jane Nogara - Vatican News

Na manhã desta quinta-feira (03/02) o Papa Francisco recebeu os membros da Inspetoria de Segurança Pública junto ao Vaticano, juntamente com os funcionários e agentes policiais para o tradicional encontro que realiza nas primeiras semanas do ano. Ao agradecer o trabalho realizado pelos policiais em tempos de pandemia o Papa disse: “Sua vigilância diurna e noturna protege as pessoas que vêm para rezar na Basílica e que vêm ao meu encontro. A oportuna atividade de vocês também facilita os eventos espirituais e religiosos realizados na Praça de São Pedro, assim como as visitas dos turistas”.  Completando seu agradecimento Francisco destacou que “é uma tarefa considerável e delicada, que é realizada com diligência e preocupação, esforçando-se para ser paciente e útil mesmo nas situações mais complexas. Gostaria também de lembrar sua assídua colaboração durante minhas visitas a Roma ou minhas visitas pastorais na Itália”.

Cuidar das pessoas, proteger a dignidade

“Além de expressar minha gratidão gostaria de encorajá-los, para que seu serviço, às vezes árduo, seja sempre sustentado por sua motivação fundamental: cuidar das pessoas, proteger sua dignidade e a segurança de cada um. Isso é muito precioso”

Em seguida Francisco falou aos presentes sobre liturgia de ontem (02) Festa da Apresentação do Senhor no Templo, também conhecida como a "festa do encontro: “O Evangelho relata o encontro de Maria e José, jovens recém-casados, com dois idosos, Simeão e Ana. Diferentes gerações e histórias se encontram, e no centro está Jesus. Faz pensar que vocês, que com seu trabalho, permitem a realização de muitos encontros aqui onde o Senhor está no centro. Ele foi recebido no templo em Jerusalém”.

“O serviço de vocês permite que Jesus seja acolhido por tantas pessoas. Que São José e Nossa Senhora, que O levaram ao Templo, protejam e guardem todos vocês. A eles confio as esperanças e preocupações que vocês carregam em seus corações”

Francisco concluiu o encontro assegurando suas orações e dando sua Bênção aos presentes e familiares. 

 

- Dia da Fraternidade, em Dubai as mensagens do Papa e de Al-Tayyeb

Amanhã, 4 de fevereiro, será uma comemoração conjunta sobre o tema "Sob o mesmo céu". Um evento comemorativo com a transmissão de duas mensagens em vídeo e a "Mesa Redonda da Fraternidade Humana e da Aliança pela Tolerância Global". Uma campanha de mídia foi preparada para promover a tolerância e a coexistência pacífica nas escolas e órgãos governamentais.

Alessandro Di Bussolo – Dubai – Vatican News

O Papa Francisco e o Grão Imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, comemorarão neste dia 4 de fevereiro, o segundo Dia Internacional da Fraternidade Humana das Nações Unidas, com duas mensagens em vídeo sobre o tema "Sob o mesmo céu", durante o evento comemorativo a ser realizado em Dubai, a "Mesa Redonda da Fraternidade Humana e da Aliança pela Tolerância Global".

Mesa redonda sobre temas da coexistência pacífica e tolerância

O encontro, que será dirigido pelo cardeal Miguel Angel Ayuso Guixot, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, será realizada no contexto da Expo Dubai 2020, no Pavilhão da Sustentabilidade, a algumas centenas de metros do Pavilhão da Santa Sé, e foi organizado conjuntamente pelo Ministério para a Tolerância e a Coexistência dos Emirados Árabes Unidos e pelo Alto Comitê para a Fraternidade Humana, com o apoio da Santa Sé e da Universidade Al-Azhar, do Cairo.

A mesa redonda será aberta às 10h locais com um vídeo sobre a Fraternidade Humana e Tolerância, seguido por uma introdução do xeique Nahayan Mabarak Al Nahyan, ministro da Tolerância e da Coexistência dos Emirados Árabes Unidos. Depois os discursos do cardeal Ayuso Guixot, que também é presidente do Alto Comitê, sobre "A Fraternidade humana para a promoção de iniciativas conjuntas e a coexistência pacífica", do deputado do Grão Imame de Al Azhar Muhammad Al Duwaini, sobre o tema "Rumo a um caminho de tolerância e compreensão guiado pelo conhecimento", e do juiz Mohamed Abdelsalam, secretário geral do Comitê da Fraternidade Humana, intitulado "Na Fraternidade Humana promovemos sociedades inclusivas".

Uma ampla discussão

Previstos também os discursos do comissário Geral para a Austrália na Expo de Dubai, Justin McGowan, do norueguês Ole Johan Sandvaer, da canadense Marie-Genevieve Mounier, do italiano Paolo Glisenti e do finlandês Severi Keinala. O chefe das Olimpíadas Especiais dos Emirados, Kahwla Barley, o coordenador das Nações Unidas para os Emirados Dena Assaf e o diretor geral da Autoridade criativa da Mídia de Abu Dhabi, Michael Garin, também falarão. Encerrando a mesa redonda o rabino David Shomo Rosen, Diretor Internacional de Assuntos Inter-Religiosos do Comitê Judaico Americano, e três membros do Alto Comitê da Fraternidade Humana: Irina Bokova, ex-Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, Secretária-Geral do Conselho Ecumênico de Igrejas, Ioan Sauca, teólogo ortodoxo romeno e o Presidente da Universidade Al Azhar Mohamed Al Mahrasawi.

Ser mensageiros de unidade, solidariedade e fraternidade

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, em declaração, "convida a todos a se unirem, de acordo com as modalidades que cada um julgar adequadas, à celebração do Dia Internacional da Fraternidade Humana", sob o tema "Sob o mesmo céu", "respondendo à exortação feita pelo Papa Francisco e pelo Grão Imame Al-Tayyeb para trabalhar juntos para superar os desafios que a humanidade enfrenta, esperando promover, apoiar e encorajar as comunidades e as pessoas ao redor do mundo a serem juntos verdadeiros mensageiros da unidade, da solidariedade e da fraternidade".

 

Uma campanha de mídia também nas escolas e agências governamentais

Enquanto isso, como parte do Festival da Fraternidade Humana que se realiza até 5 de fevereiro na Expo, foi apresentada uma campanha que será difundida através dos meios de comunicação de massa para alcançar diferentes grupos da sociedade com a participação de várias entidades dos setores público e privado para promover os princípios do Documento da Fraternidade Humana. Prevê-se a distribuição do Documento aos visitantes da Expo, escolas, universidades e agências governamentais, um vídeo introdutório sobre o Documento sobre a Irmandade Humana em vários idiomas, um segundo vídeo intitulado "Expo como uma verdadeira encarnação da Irmandade Humana", e a iluminação de edifícios emblemáticos com os princípios do Documento assinado em Abu Dhabi tre anos atrás, bem como notícias em rádio, televisão e mídia social.