Política

Zelensky pede fim dos bombardeios para negociar cessar-fogo





O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a Rússia pare com os bombardeios a cidades de seu país como condição para haver avanços significativos nas negociações de um cessar-fogo.

Zelensky também disse que, se a Otan (Organiação do Tratado do Atlântico Norte) não quiser admitir a Ucrânia por causa da posição manifestamente contrária da Rússia, deve elaborar garantias de segurança para o país.

“Isso significa que temos a nossa integridade territorial, que as nossas fronteiras são protegidas, temos relações especiais com todos os nossos vizinhos, estamos completamente seguros, e os garantidores que nos dão segurança garantem isso legalmente”, afirmou, em entrevista à CNN International e à Reuters.

Zona de exclusão aérea

Falando aos jornalistas em um bunker do governo sob forte proteção, o presidente ucraniano defendeu que a Otan estabeleça uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia para parar caças e outros aviões da força aérea russa. Seria, na visão de Zelensky, uma medida preventiva, sem o intuito de arrastar a aliança militar para dentro da guerra.

Zelensky disse, contudo, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já comunicou a ele que não é hora de adotar esse tipo de medida. O estabelecimento de uma zona de exclusão aérea pode incluir ataques a aeronaves que violarem a proibição.

“A Ucrânia é o coração da Europa, e agora eu acho que a Europa vê que a Ucrânia é algo especial para o mundo”, afirmou. “É por isso que o mundo não pode perder algo tão especial.”

Condições de negociação

Sobre a continuidade das conversas entre as delegações russa e ucraniana, que realizaram a 1ª rodada de negociações na 2ª feira (28.fev.), o presidente ucraniano afirmou: “todo mundo tem que parar de lutar e voltar ao ponto de onde começou a 5, 6 dias atrás”.  “É necessário pelo menos parar de bombardear as pessoas […] e depois sentar-se à mesa de negociações”, cobrou.

O encontro inicial entre enviados de Moscou e Kiev não chegou a uma resolução comum, mas manteve o canal em aberto para a continuidade das tratativas. A reunião aconteceu na região de Gomel, em Belarus, e começou às 12h do horário local (6h de Brasília). Durou cerca de 5 horas.

Perguntado pelo correspondente Matthew Chance se a insistência por uma resolução diplomática era uma “perda de tempo” para Kiev, Zelensky afirmou: “veremos”.

Trabalho intenso

Ao ser perguntado sobre sua transição de comediante para o cargo mais alto do Executivo ucraniano, Zelensky desconversou: “isso não é um filme  […] não sou icônico, acho que a Ucrânia é icônica“, afirmou. 

Quanto à rotina de trabalho, o presidente ucraniano disse consistir de “trabalho e sono” e lamentou não ter tempo de encontrar os filhos.

Nossa nação lutará até o fim. Esta é nossa casa, estamos protegendo nossas terras, nossas casas. É pelo futuro de nossas crianças“, disse Zelensky. 

 

Biden convida embaixadora ucraniana para o Estado da União

A embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, está entre os convidados do presidente norte-americano, Joe Biden, para a cerimônia do discurso do Estado da União, que ocorre nesta 3ª feira (1º.mar.2022). Outras 9 pessoas estão na lista de convidados do chefe do Executivo norte-americano e da primeira-dama, Jill Biden, entre elas uma cidadã norte-americana filha de brasileiros. 

O discurso é o mais importante para o chefe do Executivo dos EUA. Na ocasião, o presidente fala não só com os senadores e deputados, mas com todos os cidadãos norte-americanos e com os líderes mundiais. Na ocasião, Biden explanará suas ações durante o governo e suas prioridades para 2022. 

Os convidados do discurso do Estado da União são figuras que representam as temáticas a serem abordadas durante o discurso. A presença da embaixadora ucraniana remete ao apoio oferecido pelos EUA à Ucrânia, que enfrenta seu 6ª dia de guerra contra a Rússia. 

O discurso de Biden ocorre no mesmo dia que os russos lançaram mísseis contra a 2ª maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, deixando 7 mortos e 24 feridos. Um ataque da Rússia a torre de TV de Kiev nesta 3ª feira (1º.mar) também deixou ao menos 5 mortos. 

Descendente de brasileiros 

Filha de pais brasileiros, Kezia Rodriguez conheceu a primeira-dama na Bergen Community College em janeiro deste ano na universidade onde estuda em tempo integral. Além de estudante, Kezia é mãe de duas filhas gêmeas e usufrui do programa de creche gratuito oferecido pela universidade. Ela está se formando em ciências e deve emendar sua gradução para conseguir um diploma de bacharelado em enfermagem.

Leia o perfil dos demais convidados:

Joseph “JoJo” Burgess (Washington, Pensilvânia)

Burgess é filho de 2 metalúrgicos e trabalha nas instalações da U.S. Steel Clairton Coke Works, onde auxilia no treinamento de novos contratados e inspira futuras gerações de metalúrgicos. Ele serviu ao Exército dos EUA por 7 anos. Seu filho recentemente também se tornou um metalúrgico de terceira geração na área de Pittsburgh. Ele conheceu o presidente norte-americano em um evento no Mill 19 em Pittsburgh. 

Joshua Davis (Midlothian, Virgínia)

Davis é um garoto de 13 anos de Midlothian, VA, que foi diagnosticado com diabetes tipo 1 quando tinha 11 meses de idade. Aos 4 anos, ele atuou na defesa da aprovação de um projeto de lei para tornar a escola um ambiente mais seguro para crianças com diabetes tipo 1. O pai de Brian também tem diabetes tipo 1. Davis e sua mã3 conheceram Biden em um evento sobre custos de medicamentos prescritos no Germanna Community College em Culpeper, VA, em 10 de fevereiro de 2022.

Refynd Duro (Galloway, Ohio)

Duro é enfermeira da Unidade de Cuidados Progressivos, The Ohio State Wexner Medical Center e cuida de pacientes com covid-19 desde o início da pandemia. Por causa de seu trabalho,  precisou ficar em quarentena algumas vezes, longe de sua família, incluindo seu filho de quatro anos. Ela trabalha para um centro de trauma de nível 1 no The Ohio State Wexner Medical Center há 12 anos.

Patrick “Pat” Gelsinger (Santa Clara, Califórnia)

Gelsinger atua como CEO da Intel. Ele é membro do Comitê Consultivo de Segurança Nacional de Telecomunicações. Em 21 de janeiro de 2022, Gelsinger anunciou um dos maiores investimentos em uma instalação de fabricação de semicondutores na história recente dos EUA:  a construção de uma instalação de US$ 20 bilhões da Intel perto de Columbus, Ohio.

Frances Haugen (Cidade de Iowa, Iowa)

Haugen é especialista em gerenciamento de produtos algorítmicos e trabalha com algoritmos de classificação no Google, Pinterest, Yelp e Facebook. Haugen foi recrutado para o Facebook para ser o principal gerente de produto da equipe Civic Misinformation. Ela é uma defensora de mais humanidade e transparência na indústria de tecnologia e mídia social, especialmente no que se refere à saúde mental de adolescentes.

Melissa Isaac (Mt. Pleasant, Michigan)

Isaac é um membro registrado da Tribo Indígena Saginaw Chippewa e atualmente trabalha no Departamento de Educação de Michigan. Mais recentemente, ela atuou como Diretora de Educação da Tribo Indígena Saginaw Chippewa. Ela conseguiu uma bolsa Project AWARE do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e com os recursos, expandiu os serviços de saúde mental para crianças da SCA e 2 distritos escolares públicos, que incluíam serviços para crianças nativas americanas. Isaac conheceu a primeira-dama em 24 de outubro de 2021 durante uma reunião de escuta focada na saúde mental dos jovens com membros da tribo indiana Saginaw Chippewa, educadores e famílias em Mt. Pleasant, Michigan.

Danielle Robinson (Columbus, Ohio)

Danielle Robinson é a viúva do sargento de primeira classe Heath Robinson, que foi enviado para Camp Bondsteel em Kosovo e o complexo Camp Liberty/Victory no Iraque. SFC Robinson estava servindo na ativa como engenheiro de combate na Guarda Nacional de Ohio quando foi diagnosticado com uma doença autoimune rara e câncer de pulmão em estágio 4. Ele faleceu em maio de 2020. Ela atua como defensora da causa dos militares e veteranos que expostos a riscos ambientais enquanto servia.

Fonte: Poder360