Política

Em meio a acusações, Rússia propõe novo cessar-fogo





O Ministério da Defesa da Federação Russa sugeriu um novo cessar-fogo na guerra em curso na Ucrânia a partir das 9h de Moscou (3h de Brasília) na 4ª feira (9.mar.2022). 

A medida valeria para as mesmas cidades em que os governos concordaram em formar passagens seguras para civis nesta 3ª (8.mar): 

  • Kiev;
  • Chernigov;
  • Sumy;
  • Kharkiv; 
  • Mariupol. 

A Ucrânia, contudo, acusa Moscou de descumprimento do acordo ao bombardear o trajeto entre Mariupol e Zaporozhye, no sudeste ucraniano.

A proposta de criar corredores humanitários foi firmada entre russos e ucranianos depois da 2ª rodada de negociações para um cessar-fogo na última semana.

No sábado (5.mar), a Rússia concordou em estabelecer um armistício parcial nas cidades de Mariupol e Volnovakha para permitir a saída de civis. Autoridades ucranianas, porém, acusaram Moscou de descumprir o acordo e continuar a bombardear as regiões:.

Nesta 3ª feira, o governo ucraniano confirmou o início da retirada de civis de Sumy e postou um vídeo do corredor humanitário. Assista (19s):

“Desde 9h30 [4h30 em Brasília], mais de 150 pessoas foram retiradas e as atividades [do corredor humanitário] estão em andamento”, afirmou o governador regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, à Reuters.

De acordo com o governo, as operações para a retirada de civis da cidade de Irpin em direção a Kiev também fora conduzidas.

Receio ucraniano

Apesar do anúncio da abertura das passagens, o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia disse que “o lado russo está se preparando para interromper o trabalho dos corredores humanitários e manipular a rota para forçar as pessoas a irem para outro lugar”. A mensagem foi publicada no Twitter do Centro de Comunicações e a fala foi atribuída à vice-primeira-ministra ucraniana, Irina Vereshchuk.

Também em seu perfil do Twitter, o porta-voz do ministério de Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, acusou o Exército russo de bombardear o trajeto de retirada de civis em Mariupol, na região sudeste da Ucrânia.

“Cessar-fogo violado! As forças russas estão agora bombardeando o corredor humanitário de Zaporizhzhia a Mariupol. 8 caminhões + 30 ônibus prontos para entregar ajuda humanitária a Mariupol e evacuar civis para Zaporizhzhia. A pressão sobre a Rússia DEVE aumentar para fazê-la cumprir seus compromissos“, disse o porta-voz.

Rotas de saída

As rotas sugeridas pela Rússia foram:

  • De Kiev e assentamentos adjacentes à Rússia até Gomel (Belarus), por via aérea, passando pelo território de Belarus;
  • De Chernigov até Gomel, por via área, passando pelo território de Belarus;
  • De Sumy ao longo de duas rotas: uma para Poltava (Ucrânia) e outra para Belgorod (Rússia) por vias área, ferroviária e rodoviária, passando pelo território da Rússia;
  • De Karkhiv para Belgorod, Lvov (Ucrânia), Uzhgorod (Ucrânia) e Ivano-Frankivsk (Ucrânia) por vias área, ferroviária e rodoviária, passando pelo território da Rússia;
  • De Mariupol ao longo de duas rotas: para Rostóvia do Don (Rússia) e através das cidades de Novoazovsk (Ucrânia) e Taganrog (Rússia), para Zaporozhye (Ucrânia), passando pelo território da Rússia.

O trajeto foi criticado pelo embaixador da Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU, Sergiy Kyslytsya. Classificou a medida de estabelecer corredores humanitários no país passando por Rússia e Belarus como “pura hipocrisia”.

Eu peço à Rússia que volte às rotas previamente acordadas para permitir que ucranianos e estrangeiros cheguem à Europa”, disse Kyslytsya.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, informações atualizadas sobre o trajeto serão repassadas à vice-primeira-ministra ucraniana.

O número de refugiados do conflito, iniciado na madrugada de 24 de fevereiro, já ultrapassa 2 milhões de pessoas. A Polônia é o principal destino de exílio, abrigando cerca de 1,2 milhão de fugidos, ou 60% do total. 

 
 
- Zelensky: “Cada centavo pago a Rússia é transformado em bala”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu novamente às novas sanções impostas ao sistema energético russo durante pronunciamento exibido em vídeo nesta 3ª feira (8.mar.2022). Mais cedo, os EUA e o Reino Unido proibiram a importação de petróleo, gás natural e carvão da Rússia.

Segundo o chefe do Executivo ucraniano, as novas medidas contra o petróleo russo vão enfraquecer política, ideológica e economicamente a Rússia. Ele também voltou a defender o fim imediato do conflito e novas negociações com Moscou.

“É simples: cada centavo pago a Rússia é transformado em bala”, disse o presidente. Em seguida, completou: “Ou a Rússia vai respeitar o direito internacional e não vai continuar a guerra ou ela não terá dinheiro para travar esses conflitos”.

Zelensky disse que conversou com os primeiros-ministros dos Países Baixos, Mark Rutte, de Israel, Naftali Bennet, de Luxemburgo, Xavier Bettel. Além disso, também se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron.

O número de crianças mortas no conflito subiu para 52 no país, que enfrenta o 13ª dia de guerra. De acordo com presidente da Ucrânia, os russos estão bloqueando o acesso de alimentos e de medicamentos no território ucraniano.

“O mundo não acredita no futuro da Rússia. Não se fala sobre isso. Eles falam sobre nós, nos ajudam, se preparam para apoiar nossa reconstrução depois da guerra. Porque todos viram que para as pessoas que se defendem tão heroicamente, esse ‘depois da guerra’ certamente virá”, afirmou.

Sanções

O presidente dos EUA, Joe Biden, proibiu nesta 3ª feira (8.mar.2022) a importação de petróleo, gás natural e carvão da Rússia. No lugar da commodity russa, os norte-americanos pretendem importar petróleo da Venezuela. Os norte-americanos também estão impedidos de investir no setor energético russo.

O Reino Unido também irá interromper a importação do petróleo russo de forma escalonada para que o mercado se adapte. Em resposta, a Rússia ameaçou cortar fornecimento de gás natural para a Europa caso haja bloqueios na importação do petróleo russo.

O barril tipo brent superou US$ 130 nesta 3ª feira (8.mar.2022), maior valor deste julho de 2008.

Fonte: Poder360