Esporte

Atlético de Madri se segura e elimina United da Champions com gol de Lodi





A tradicional retranca de Diego Simeone voltou a dar resultado hoje (15), na vitória por 1 a 0 que classificou o Atlético de Madri e eliminou da Liga dos Campeões o Manchester United de Cristiano Ronaldo e cia. O lateral esquerdo brasileiro Renan Lodi foi o autor do gol que sacramentou a eliminação do clube inglês em Old Trafford. 

Classificado, o Atlético de Madri agora aguarda o sorteio para conhecer seu próximo adversário e tentar passar das quartas de final da Champions pela primeira vez desde 2017. O time volta a campo às 17 horas (de Brasília) deste sábado (19), quando visita o Rayo Vallecano pelo Espanhol. Já o Manchester United pega o Leicester no próximo dia 2, pelo Campeonato Inglês, último torneio que lhe resta nesta temporada.

Como foi o jogo

O United começou mais insinuante, com uma postura ofensiva e dominante poucas vezes vista recentemente. Elanga quase abriu o placar duas vezes: primeiro dividiu uma bola aérea perigosa com Oblak, depois completou cruzamento de Bruno Fernandes e acertou a cabeça do goleiro. O problema do time inglês foi cometer erros que não poderia.

A primeira chegada do Atlético foi com De Paul, que exigiu grande defesa de De Gea. Depois Llorente recebeu nas costas de Alex Telles e cruzou para João Felix abrir o placar, em lance anulado por impedimento, mas que serviu de prenúncio do 1 a 0: minutos depois, aos 40, Griezmann fez cruzamento preciso para Renan Lodi entrar na segunda trave e completar sozinho.

Em desvantagem, o United se lançou ao ataque no segundo tempo e pressionou de todo jeito: Elanga, de novo, finalizou com perigo rente à trave aos 2 minutos; depois Sancho recebeu livre na área, mas bateu por cima. Por fim, Oblak fez ótima defesa em cabeceio de Varane. Insistente, mas sem muita criatividade, o time inglês parou na retranca do Atlético e acabou eliminado.

 

- Benfica segura pressão, bate Ajax com gol no 2º tempo e avança na Champions

Darwin Nuñez comemora gol da vitória do Benfica sobre o Ajax nas oitavas da Liga dos Campeões Imagem: JOHN THYS / AFP

O Benfica está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Os portugueses venceram o Ajax por 1 a 0 hoje (15), na Amsterdã Arena, na Holanda, após serem muito pressionados durante praticamente toda a partida. Com o empate por 2 a 2 no jogo de ida, em Portugal, o time de Everton Cebolinha avançou na competição. O gol da partida foi marcado por Darwin Nuñez já no segundo tempo.

O Ajax começou bem o jogo, pressionando o time visitante. Anthony aparecia como grande opção e quase abriu o placar logo nos primeiros minutos, inflamando a torcida. O jogador é o xodó dos holandeses, que levaram várias bandeiras do Brasil para o estádio. Ele se mostrou incisivo em várias oportunidades e era uma das principais armas dos donos da casa. 

O Benfica, por sua vez, buscava se defender e aguardava uma oportunidade para encaixar um contra-ataque. O problema é que os portugueses ficavam massivamente no campo de defesa e com poucas opções ofensivas quando tinham a bola. Everton Cebolinha era um exemplo: ajudava muito na marcação e pouco contribuiu no ataque.

O primeiro gol insistia em não sair. O Ajax era superior e criava boas oportunidades, que se intensificaram ainda mais a partir da primeira metade do primeiro tempo. A vantagem já parecia uma questão de tempo para os holandeses, que claramente ficavam mais ansiosos a cada minuto perdido.

Na volta do intervalo, O Ajax não conseguiu manter a mesma pressão da etapa inicial. O jogo ficou mais preso no meio de campo e sem tantas jogadas agudas. O Benfica, por sua vez, mantinha sua postura defensiva e tentava o gol em contra-ataque e jogada de bola parada, o que quase deu certo aos 12min em cobrança de escanteio.

Anthony, novamente, teve boa oportunidade e de novo de cabeça, que não é seu ponto forte. O brasileiro subiu entre os zagueiros e mandou por cima do gol, aos 16min. O tempo seguiu, o gol não saiu e a tensão tomou conta da partida, que passou a ter as equipes com mais medo de se arriscar.

E quando o jogo parecia se encaminhar para novo empate, o Benfica aproveitou uma das raras chances para abrir o placar. Em uma falta na linha de fundo, Darwin Nuñez se antecipou à defesa e desviou para o fundo das redes, aos 30min do segundo tempo. O gol garantia os portugueses nas quartas de final e os holandeses, jogando em casa, se lançaram ao ataque.

O Ajax ainda tentou o gol nos minutos finais, mas não teve jeito. O Benfica levou a melhor com Darwin Nuñez e se garantiu nas quartas de final da Liga dos Campeões.

 

- América-MG faz história e garante vaga nos grupos da Libertadores

 

O América-MG fez história na noite desta terça-feira (15), pois superou a pressão da torcida que compareceu ao estádio Monumental, em Guayaquil (Equador), e bateu o Barcelona por 5 a 4 na disputa de pênaltis, após empate por 0 a 0 nos 90 minutos, para se classificar pela primeira vez na história para a fase de grupos da Copa Libertadores.

 

O Coelho chegava pressionado, por ter que decidir a vaga fora de casa após igualdade sem gols na partida de ida, disputada em Minas Gerais na última semana.

 

Porém, com a bola rolando a equipe mineira mostrou força e teve oportunidades claras de garantir a classificação. Mas o placar permaneceu inalterado até o fim e a vaga foi decidida nas penalidades máximas.

 

E nos pênaltis o Coelho não desperdiçou nenhuma cobrança (com Wellington Paulista, Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura), enquanto o Barcelona viu o goleiro Jailson brilhar e defender a cobrança de Leonel Quiñónez.

 

Com a classificação garantida, cabe agora ao América-MG aguardar o sorteio dos grupos da Libertadores, que está programado para ser realizado no dia 25 de março.

 

Fonte: UOL - Agência Brasil