Política

Conversa com Moscou é a única chance para a Rússia limitar os danos de seus erros, diz Zelensky





O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu na noite desta sexta-feira (18), já sábado no Leste Europeu, negociações significativas de paz e segurança com Moscou. O líder do país disse que esta é a única chance da Rússia de limitar os danos causados por seus erros após a invasão.

“Chegou a hora de uma reunião, é hora de conversar”, disse ele em um discurso em vídeo. “Quero que todos me ouçam agora, especialmente quero que me ouçam em Moscou. É hora de nos encontrarmos, é hora de conversar, é hora de restaurar a integridade territorial e a justiça para a Ucrânia, ou então a Rússia enfrentará perdas que várias gerações enfrentarão”, acrescentou.

Tentando forçar uma negociação, Zelensky disse que as ações dos militares russos estavam piorando a situação de seu próprio país, e que negociações honestas “sem paralisação” eram a única maneira de mitigar os danos.

Bloqueio de rotas de fuga

Apesar de as tropas russas praticamente não terem se movido na Ucrânia nos últimos dias, rotas que conectam o território ucraniano a países vizinhos, como a Polônia, e que servem para abastecimento e deslocamento de refugiados, estão tomadas pela presença de tropas russas.

Além das estradas que levam à Polônia, também notam-se as forças de Vladimir Putin ocupando rotas que vão à Belarus.

Uma das cidades que mais sofreram com ataques aéreos nos últimos dias é Mariupol. Dentre os bombardeios, destacam-se os supostos ataques russos a um hospital com UTI, ao Teatro Drama – repleto de cidadãos abrigados, segundo alegaram as autoridades ucranianas – e a um centro metalúrgico.

Fonte: CNN Brasil