Esporte

Libertadores: Flamengo supera Sporting Cristal por 2 a 0





O Flamengo iniciou a sua caminhada na Copa Libertadores derrotando o Sporting Cristal (Peru) por 2 a 0 no Estádio Nacional de Lima. Com o resultado o Rubro-Negro assumiu a liderança do Grupo H com três pontos conquistados.

Indefinição antes do jogo

Apesar de ter uma estreia positiva na competição continental, resultado que serve para afastar a frustração após perder o título carioca para o Fluminense, o Rubro-Negro viveu momentos de indefinição antes de a bola rolar.

A incerteza foi causada pelo estado de emergência decretado pelo Governo peruano na última segunda (4) para conter protestos violentos por conta do aumento nos preços de combustíveis e fertilizantes.

Assim, horas antes da partida o Instituto Peruano do Esporte chegou a divulgar nota anunciando que o confronto estava adiado, informação confirmada pela Conmebol. Porém, minutos depois a mesma Confederação Sul-Americana de Futebol se pronunciou novamente informando que o jogo aconteceria, mas em horário diferente (a partir das 22h) e sem a presença da torcida, após o Governo local encerrar o toque de recolher que estava em vigor no país andino desde o primeiro minuto desta terça.

Estreia tranquila

Com a bola rolando o Flamengo não teve dificuldades para se impor diante de um adversário claramente inferior tecnicamente. E o placar foi aberto ainda no primeiro tempo, aos 21 minutos. Matheuzinho recebeu na direita, avançou até a linha de fundo e cruzou para Bruno Henrique, que escorou de primeira.

O segundo saiu apenas aos 41 minutos da etapa final, quando Lázaro enfiou para Matheuzinho na direita, que avançou em velocidade e bateu cruzado.

O Rubro-Negro volta a entrar em campo pela competição na terça-feira (12) da próxima semana, quando recebe o Talleres (Argentina) no estádio do Maracanã.

 

Confira outros jogos 

- Na altitude de La Paz, Corinthians perde na estreia da Libertadores

O Corinthians começou muito mal a sua campanha na edição 2022 da Copa Libertadores ao ser superado por 2 a 0 pelo Always Ready (Bolívia) no estádio Hernando Siles, que fica localizado nos 3.600 metros da cidade de La Paz.

Este resultado deixou o Timão na lanterna do Grupo E da competição continental, sem ponto algum.

Em uma partida muito movimentada, não demorou muito para o placar ser aberto. Aos 6 minutos o juiz marcou pênalti após Jorge Flores ser derrubado dentro da área. O camisa 9 Riquelme foi para a cobrança e superou o goleiro Cássio.

A partir daí a equipe comandada pelo técnico português Vítor Pereira assumiu o controle da partida (fechando a etapa inicial com 69% de posse de bola), mas sem eficiência nas 10 finalizações alcançadas.

Porém, no primeiro lance após o intervalo a equipe boliviana ampliou sua vantagem. Riquelme enfiou a bola para Rodrigo Ramallo, que, com um toque sutil, venceu Cássio.

Na segunda rodada da fase de grupos da competição continental o Timão recebe o Deportivo Cali (Colômbia) em São Paulo na próxima quarta-feira (13).

 

- Athletico-PR inicia Libertadores com empate com o Caracas

O Athletico-PR, o primeiro brasileiro a entrar em campo pela atual edição da Copa Libertadores, ficou no 0 a 0 com o Caracas no estádio Olímpico de la UCV.

Com este resultado o Furacão divide a liderança do Grupo B com a equipe venezuelana, com um ponto cada. Mas ainda pode ser ultrapassado por Libertad (Paraguai) ou The Strongest (Bolívia), que medem forças na próxima quinta-feira (7).

Mesmo atuando fora de casa, o Athletico-PR teve mais volume de jogo, e ficou mais próximo da vitória, em especial em finalizações de Terans. Porém o goleiro Baroja mostrou segurança e segurou a igualdade.

O Furacão volta a entrar em campo pela Libertadores contra o The Strongest, na quinta-feira da próxima semana (14) na Arena da Baixada.

 

- Ceará estreia com vitória na Sul-Americana

O Ceará derrotou o Independiente (Argentina) por 2 a 1 no estádio do Castelão, na sua estreia no Grupo G da Copa Sul-Americana. Com esta vitória o Vozão assumiu a liderança da chave com três pontos.

Na partida que marcou a estreia do técnico Dorival Júnior, que substituiu Tiago Nunes, o Ceará saiu atrás, após gol do atacante Togni aos 31 minutos (em um momento em que a equipe brasileira tinha vantagem numérica no gramado, pois o zagueiro Ayrton Costa havia sido expulso 20 minutos antes).

Porém, o panorama da partida mudou na etapa final, e, aos 15 minutos, o atacante Mendoza deixou tudo igual com gol em cobrança de pênalti. E cinco minutos depois o Vozão virou graças a gol de Zé Roberto após cobrança de escanteio (em um momento em que o Ceará também estava com 10 homens em campo, após a expulsão de Nino Paraíba).

A equipe comandada por Dorival Júnior volta a jogar pela competição na próxima terça-feira (12), quando mede forças com o La Guaira (Venezuela).

Derrota do Santos

Quem não teve um bom início de Sul-Americana foi o Santos, que, jogando no estádio Florencio Sola, perdeu de 1 a 0 para o Banfield (Argentina). O único gol da partida foi marcado pelo atacante Urzi.

O revés deixa o Peixe na lanterna do Grupo C, sem ponto algum. A equipe brasileira volta a entrar em campo pela competição contra o Universidad de Quito (Equador), na quarta da próxima semana (13).

 

- Atlético-GO começa Sul-Americana com goleada sobre LDU

O Atlético-GO goleou a LDU (Equador) por 4 a 0 no estádio Antônio Accioly, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O resultado deixou o Dragão na ponta da classificação de sua chave, a F, com três pontos.

Após um primeiro tempo movimentado, mas sem gols, o Atlético-GO abriu o placar aos 16 minutos da etapa final, quando Jorginho recebeu de Wellington Rato para marcar. Quinze minutos depois o camisa 10 assumiu o papel de garçom e, após boa jogada individual, cruzou para Shaylon deixar o dele.

Mas a equipe brasileira queria mais, e conseguiu o terceiro aos 41 minutos, em uma cobrança ensaiada de falta que terminou em uma pancada do lateral Hayner. O quarto saiu já aos 48, com o volante Rickson aproveitando rebote.

O Dragão volta a entrar em campo pela competição na próxima terça (12), contra o Defensa y Justicia (Argentina) fora de casa.

 

Fonte: Agência Brasil